Nissan Qashqai 2023 Manual
7.28.6.12. Cruise Navi Link - ProPILOT Assist com Navi Link (consoante equipamento)
Seguem-se as limitações do sistema Cruise Navi Link. A utilização do veículo sem ter em conta estas limitações do sistema pode dar origem a ferimentos graves ou morte:
A capacidade do sistema Cruise Navi Link tem limitações. O sistema não funciona em todas as condições de condução, trânsito, meteorológicas e de piso. É da responsabilidade do condutor estar atento, conduzir com segurança e controlar sempre o veículo.
O sistema Cruise Navi Link não trava o veículo até este se imobilizar. Sempre que necessário, o condutor deve aplicar uma travagem apropriada.
É da responsabilidade do condutor escolher a velocidade adequada, cumprir as regras de trânsito e respeitar os outros utilizadores da estrada.
A disponibilidade da função Cruise Navi Link está dependente do país. Em alguns países, por exemplo, Islândia, Malta, Chipre, esta função não está disponível. A qualidade dos dados de mapas não satisfaz os requisitos do sistema. Se o sistema detectar que o veículo está localizado nestes países, com base nas informações do GPS, o sistema proíbe a activação da função Cruise Navi Link.
O Cruise Navi Link poderá não funcionar devidamente em algumas condições de estrada e trânsito. O sistema poderá alterar inesperadamente a velocidade. O condutor deve controlar manualmente a velocidade do veículo.
Seguem-se alguns exemplos:
Ao conduzir em países ou áreas não cobertas pelo sistema de navegação.
Quando os dados do sistema de navegação não estão actualizados ou estão indisponíveis.
Ao não conduzir ao longo da rota sugerida pelo sistema de navegação.
Quando o sistema de navegação está a recalcular a rota.
Ao conduzir em países ou áreas não cobertas pelo sistema de navegação.
Ao conduzir numa estrada em obras ou numa estrada recém-construída.
Ao conduzir perto de um entroncamento ou divisão da estrada.
Ao conduzir com más condições meteorológicas ou de estrada.
Quando o ProPILOT Assist com Navi Link está activo numa via rápida com acesso limitado (conforme identificado nos dados do mapa de navegação), o Cruise Navi Link utiliza as informações de estrada fornecidas pelo sistema de navegação e pode ajustar a velocidade do veículo às curvas, entroncamentos e saídas.
O Cruise Navi Link utiliza as informações de estrada fornecidas pelo sistema de navegação e pode ajustar a velocidade do veículo às rotundas (conforme identificado nos dados do mapa de navegação).
O sistema poderá nem sempre reduzir a velocidade em todas as curvas, entroncamentos, rotundas ou saídas e o condutor poderá ter de aplicar uma travagem adicional a qualquer momento.
Depois de ter passado a curva, a rotunda ou o entroncamento, o veículo acelera de novo até à velocidade definida. Quando sair da via rápida com acesso limitado, o condutor precisará de aplicar uma travagem no final da saída.
O sistema não funciona quando o pedal do acelerador está premido.
O sistema poderá não funcionar, dependendo da distância definida para o veículo da frente e dos veículos detectados à frente.
Visor e indicadores do sistema
Indicador das informações da estrada
Aparece quando o sistema ajusta a velocidade consoante as curvas ou saídas da estrada.
Curvas e entroncamentos | |
Saída à direita | |
Saída à esquerda | |
Rotunda |
Como activar ou desactivar o sistema
Prima o botão botão no volante até que [Definições] apareça no visor de informações do veículo e, em seguida, prima o botão de deslocamento.
Utilize o botão de deslocamento para seleccionar [Apoio ao condutor]. Em seguida, prima o botão de deslocamento.
Seleccione [CRUISE Navi Link] e prima o botão de deslocamento para ligar ou desligar o sistema.
O sistema mantém as definições actuais no visor de informações do veículo, mesmo se o motor for ligado de novo.