TESTES COM NOVAS EMISSÕES: O QUE PRECISA DE SABER SOBRE WLTP
APRESENTAÇÃO DO WLTP
Quando estiver a escolher o seu veículo Nissan, queremos que tenha ao seu dispor todas as informações. Isto inclui ter, de forma clara e sucinta, as informações sobre as emissões e consumo de combustível do seu veículo.
Entrou em vigor recentemente uma nova legislação que torna tudo isto mais fácil, o WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure). Ou seja, antes dos veículos serem colocados à venda, todos os fabricantes terão que subter os seus veículos ao teste do WLTP.
Em setembro de 2017, entrou em vigor o WLTP que substituirá progressivamente o protocolo NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu, em inglês NEDC, New European Driving Cycle).
A partir de janeiro de 2018, a Nissan irá começar a vender veículos homologados de acordo com o novo procedimento, e a partir de setembro de 2018, todos os veículos Nissan, à venda na nossa rede de concessionários, serão homologados pelo WLTP. A partir de setembro de 2019, os regulamentos do WLTP também serão aplicados aos veículos comerciais ligeiros.
Durante a transição do NEDC para o WLTP, serão registados, por vezes, alguns resultados com os dois sistemas. O resumo abaixo explica as diferenças entre os dois procedimentos, por forma a permitir que os clientes comparem de forma mais fácil os veículos.
WLTP – UM NOVO TESTE QUE TORNA TUDO MAIS FÁCIL
O teste WLTP apresenta valores de emissões e consumo mais realistas do que o NEDC – mais próximos dos valores da condução do dia-a-dia.
Por exemplo, o intervalo das temperaturas testadas e a duração do ciclo é maior, e para além disso, a distância que o veículo percorre no teste é quase dobro da distância do teste NEDC.
Por forma a representar melhor as situações normais de condução, as condições de realização dos testes incluem: maior aceleração, paragens curtas, uma velocidade média e máxima mais elevada.
Em vez de simular a condução urbana e extra urbana em duas fases, os veículos passam a ser testados em quatro fases mais dinâmicas, com intervalos de velocidade diferentes.
As leituras obtidas refletem assim diferentes estilos de condução em diferentes condições.
Os valores também têm em consideração as diferenças de equipamento dos veículos – incluindo opções individuais – em toda a gama dos modelos em questão.
VALORES MAIS REALISTAS
Apesar de ser mais rigoroso, o WLTP continua a ser meramente um processo laboratorial. De forma a tornar os valores finais ainda mais representativos, estamos a introduzir um segundo procedimento de testes.
Este é o teste de Emissões Reais de Condução (RDE), um teste que requer que os veículos sejam testados na estrada em condições reais de utilização.
O teste RDE combina uma condução em subidas ou descidas com estradas urbanas de baixa velocidade, estradas rurais de velocidade média e em autoestradas a alta velocidade. A altas e baixas altitudes e com variações de carga e temperatura.
A partir de setembro de 2019, todos os novos veículos Nissan e veículos comerciais ligeiros terão que ter sido sujeitos ao teste RDE.
VALORES QUE O AJUDAM
Ao combinarmos os valores do WLTP e RDE, conseguimos que o valores das emissões de CO2 e consumos de combustível, apresentados na nossa publicidade e na nossa página web Nissan, estejam mais próximos dos registados no dia-a-dia.
Como sempre, é provável que haja alguma variação entre os valores fixados e os alcançados na realidade, mas os novos procedimentos de teste destinam-se a colmatar essa divergência.
Devido às novas condições de teste WLTP, os valores serão superiores àqueles fixados no obsoleto processo de teste NEDC. Os veículos Nissan continuam os mesmos – apenas os padrões em que são testados foram melhorados.