O motor do Nissan NOTE tem transmissão por corrente ou correia das árvores de cames?
O motor a gasolina tem transmissão por corrente e o motor diesel por correia.
Quais são as características do Sistema de Assistência ao Estacionamento?
O Sistema de Assistência ao Estacionamento indica se o veículo cabe no lugar de estacionamento escolhido e, com os sensores de estacionamento traseiros, permite-lhe fazer marcha-atrás com segurança.
Existe uma conversão GPL para o Nissan Micra?
Lamentavelmente, a Nissan deixou de poder incluir conversões GPL na sua gama.
Qual é o procedimento a seguir para desviar o feixe luminoso do farol dianteiro se viajar com o meu Nissan NOTE para o estrangeiro?
Existe uma peça original que é utilizada em toda a gama para desviar o feixe. O número de referência dessa peça é o 9999875010, mas não há uma peça concebida especialmente para o NOTE.
Quais são os valores de consumo do Nissan Micra DIG S?
O avançado motor DIG-S disponível no MICRA consegue um consumo a partir de 3,4 l/100 km (em ciclo combinado) com emissões a partir de 95g/km (valores baseados na versão Visia com transmissão manual), o que o torna um dos motores a gasolina mais limpos do mundo.
crossovers
O que é que o tejadilho do Qashqai tem de especial?
Existe a opção de tejadilho panorâmico em vidro.
Quando é que vão estar disponíveis barras de tejadilho para o Qashqai com tejadilho panorâmico?
Oferecemos actualmente dois tipos de barras de tejadilho para o Qashqai, em aço ou em alumínio. Ambos podem ser montados em todas as versões do Qashqai.
Quais são as motorizações disponíveis no Qashqai?
O Qashqai está disponível com diversas motorizações a gasolina e diesel de várias cilindradas. Mais informação aqui.
A largura do QASHQAI é de 1780 mm. Este valor inclui os retrovisores laterais? Se não, qual é a largura incluindo os retrovisores laterais?
Os retrovisores acrescentam cerca de 40 mm a este valor, quando desdobrados. Mas não deixe de visitar o seu concessionário local para obter esta medição.
Quais são as dimensões de origem das jantes de cada versão do Nissan JUKE?
A gama Juke vem equipada com uma variedade de dimensões, segundo versões e acabamentos. Mais informação aqui.
Qual é a distância máxima ao solo do Nissan X-TRAIL?
A distância ao solo do Nissan X-TRAIL é 210mm. Mais informação sobre as especificações técnicas do Nissan X-TRAIL aqui.
Quando o X-TRAIL se encontra no modo de bloqueio do diferencial (Lock), significa que vai permanecer no modo de tração integral? Se não, em que circunstâncias se activa este modo? O que o faz voltar para o modo de tração integral?
O modo de bloqueio do diferencial significa que se encontra no modo de tração integral, mas o mesmo será desactivado em caso de forte aceleração e logo que se ultrapasse a velocidade de 24 km/h. É preferível utilizar o modo Auto ou de tração a duas rodas, a menos que esteja atolado, caso em que deve accionar o bloqueio do diferencial e sair lentamente.
Onde estão o conjunto de ferramentas e o triângulo de sinalização num X-TRAIL?
Nos veículos com especificações de Portugal, o conjunto de ferramentas encontra-se num saco, na bagageira.
Que modo devo usar ao rebocar uma caravana com o X-TRAIL e devo aumentar a pressão dos pneus para este efeito?
Pode usar o modo automático em todas as circunstâncias. A pressão dos pneus deve ser aumentada e as pressões corretas estão indicadas numa etiqueta localizada na porta do condutor.
O Nissan X-TRAIL pode ter 7 bancos?
Sim, o Nissan X-TRAIL está disponível com 7 bancos
É necessário fazer a rodagem de um X-TRAIL novo antes de rebocar uma caravana?
É requerida uma rodagem mínima de 800 quilómetros antes de rebocar, sendo a rodagem recomendada de 1.600 quilómetros.
A Nissan desaconselha o uso de capas de banco compatíveis com airbag lateral no X-TRAIL?
Se não se tratar de um dos nossos acessórios genuínos, não podemos emitir uma opinião. Se não vendemos o produto, não podemos garantir que os airbags laterais vão funcionar em caso de colisão.
O X-TRAIL está equipado com câmara de marcha-atrás?
Sim, o X-TRAIL terá uma câmara de estacionamento traseira (como parte do pacote de sistema de navegação).
A versão de tração a duas rodas do X-TRAIL tem um diferencial de deslizamento limitado?
Não, não tem um diferencial de deslizamento limitado.
VEÍCULOS COMERCIAIS
Quais são os acessórios disponíveis para a NV200?
Existem muitos acessórios genuínos da Nissan no seu concessionário Nissan local. Para mais informações, consulte o catálogo de acessórios.
O que significa «Business Ready»?
O «Business Ready» da Nissan é um serviço de conversão profissional, disponível para toda a gama de veículos comerciais ligeiros da marca. Informe-se dos pormenores junto do seu concessionário de VCL Nissan.
Pretendo uma pick-up, mas preciso de seis lugares. Existe a possibilidade de adquirir um veículo com cabina dupla com um banco corrido à frente?
O veículo com cabina dupla tem um banco corrido atrás. Nenhum dos nossos veículos possui um banco corrido à frente.
Que motor equipa a NV400?
A NV400 está disponível com uma variedade de cilindradas.
O que significa o termo "Peso máximo rebocável"?
O peso máximo de um atrelado carregado que pode ser rebocado pelo veículo. Podem ser especificados valores para atrelados com e sem travões. A capacidade de reboque pode variar consoante as condições, tais como nível de inclinação.
O que significa o termo "Carga útil"?
A carga útil é o peso bruto do veículo deduzido da respectiva tara. Para calcular o peso da carga, é necessário subtrair à carga útil qualquer peso adicional como, por exemplo, o peso do condutor, de quaisquer passageiros e de outros equipamentos ou modificações. Deve-se ter o cuidado de não ultrapassar nem o peso bruto do veículo, nem as cargas permitidas sobre cada eixo. Cabe ao operador do veículo a responsabilidade de garantir que este não excede os pesos indicados na placa do VIN.
O que significa o termo "Pesos permitidos sobre os eixos"?
O peso máximo que um eixo pode suportar, de acordo com a sua concepção ou com a lei. Há que ter o cuidado de distribuir a carga pelos eixos de maneira uniforme, para evitar sobrecarregar qualquer deles. Em alguns casos, o peso combinado dos eixos pode exceder o peso bruto do veículo. Isto não significa que o peso bruto do veículo possa ser excedido.
O que significa o termo "Peso dianteiro"?
O peso vertical da lança do atrelado sobre o gancho de reboque. Este deve ser tido em linha de conta para assegurar que os pesos permitidos por eixo e o peso bruto do veículo não são excedidos.
O que significa o termo "Peso bruto do veículo"?
O peso máximo permitido para o veículo quando totalmente carregado, ou seja, o peso do veículo acrescido do peso do condutor, de quaisquer passageiros e de quaisquer adaptações da carroçaria, acessórios, combustível, óleo, ferramentas e carga. Quando se está a rebocar um atrelado, há que ter em conta a força descendente sobre o gancho de reboque.
O que significa o termo "Peso vazio em ordem de marcha"?
O peso do veículo completo sem qualquer carga útil e na sua condição normal, mas incluindo um depósito de combustível cheio, óleo, água, rodas sobresselentes e ferramentas.
É possível saber o peso vazio em ordem de marcha exacto de um veículo, em vez dos valores mínimo/máximo indicados no catálogo?
A única forma de se saber o peso exacto de um veículo específico é colocar o veículo sobre uma balança pública.
VEÍCULOS ELÉTRICOS
Qual é a autonomia do Nissan LEAF?
O Nissan LEAF tem uma autonomia até 350 KM (NEDC). Segundo a homologação WLTP, 270 km em ciclo combinado e 389 km em ciclo urbano. no caso do Nissan LEAF de 40kWh.
Qual é o custo de utilização do Nissan LEAF?
A utilização do Nissan LEAF tem um custo aproximado de 2 cêntimos por quilómetro.
Quanto custa o Nissan LEAF?
Encontrará informações sobre os preços e as especificações do LEAF na página do modelo..
Como se carrega o Nissan LEAF?
O Nissan LEAF pode ser carregado numa estação de carregamento rápido ou em casa, utilizando uma tomada de 220 volts. Para saber as últimas novidades, clique aqui.
O que têm de especial os faróis do Nissan LEAF?
Os faróis do LEAF consomem cerca de 50% da electricidade das lâmpadas convencionais.
O Nissan LEAF produz zero emissões de CO2?
Sim, ao contrário de um motor de combustão interna, o motor do Nissan LEAF não tem escape e não produz quaisquer emissões de CO2.
Quanto tempo demora o carregamento da bateria do LEAF.
Numa estação de carregamento rápido, pode-se atingir 80% da carga em menos de 30 minutos. O carregamento completo em casa pode demorar até 8 horas e pode ser feito durante a noite.
A propriedade de um veículo eléctrico proporciona alguma economia?
Os veículos eléctricos caracterizam-se por uma menor complexidade mecânica em comparação com os veículos a gasolina e foram concebidos para serem tão económicos quanto ecológicos. O LEAF também beneficia de muitos incentivos fiscais a nível local, regional e nacional. Saiba aqui as opiniões de proprietários reais do LEAF.
Como posso saber a carga disponível no meu Nissan LEAF?
Um ecrã situado no painel de bordo apresenta a energia restante e uma lista de estações de carregamento próximas.
Qual a lotação do Nissan LEAF?
O Nissan LEAF é um veículo bicorpo do segmento C, médio, que pode transportar confortavelmente 5 adultos.
SERVIÇOS
APÓS-VENDA
Pergunta
Resposta
Onde é o concessionário Nissan mais próximo de mim?
Estão disponíveis informações completas sobre os concessionários Nissan neste website.
O que é um DPF?
Isto significa que o seu Nissan foi concebido para cumprir a mais recente regulamentação ambiental relativa às emissões de gases de escape. Para limitar a quantidade de pequenas partículas de fuligem contidas nos gases de escape dos motores diesel que passam para a atmosfera, o seu veículo foi equipado com um filtro de partículas (DPF). Este filtro faz parte do sistema de escape do veículo e é semelhante a um conversor catalítico. O DPF retém e armazena partículas sólidas da «fuligem» produzida pela combustão dos motores diesel. Quando a quantidade de fuligem presente no filtro atinge um nível especificado, este tem de ser reduzido para manter a funcionalidade do filtro. Esta redução é denominada regeneração e tem de ser realizada periodicamente.
Quando tempo deve durar um conjunto de pastilhas de travão no meu veículo Nissan?
As pastilhas dos travões sofrem desgaste como parte do seu funcionamento normal – o calor e a fricção provocados durante a travagem causam abrasão e, por conseguinte, desgaste. É por isso que as classificamos como componentes de «desgaste». O ritmo deste degaste é influenciado por variadíssimos factores, incluindo o estilo e o tipo de condução e o tipo de veículo. Por exemplo, a condução em cidade ocasiona um maior desgaste das pastilhas de travão, uma vez que o utilizador trava mais do que em estradas abertas – ao parar nos semáforos ou rotundas, por exemplo. A utilização do veículo para rebocar (uma caravana, um atrelado ou outro veículo) pode aumentar significativamente o desgaste das pastilhas de travão. Além disso, observámos que as pastilhas de travão dos veículos automáticos se gastam mais rapidamente, uma vez que o condutor não pode beneficiar da travagem com o motor para fazer abrandar o veículo e, por isso, utiliza mais frequentemente o pedal de travão. Dado o elevado número de factores que influenciam o desgaste das pastilhas de travão, é impossível fazer uma previsão da sua duração «média». É evidente que a substituição das pastilhas de travão causada pelo desgaste excessivo não está coberta pela Garantia Pan-europeia da Nissan. Contudo, recomendamos que se utilizem peças genuínas do sistema de travagem Nissan, incluindo pastilhas e discos, para ajudar a prolongar a vida dos seus travões. As peças do sistema de travagem Nissan foram concebidas para interagir de forma harmoniosa com o seu veículo Nissan e para lhe proporcionar o melhor desempenho possível.
Onde posso encontrar informações técnicas sobre o meu veículo?
Os nossos especialistas, integrados na nossa rede de concessionários autorizados, são quem melhor pode orientar os nossos clientes, sendo que dispomos de especialistas em todos os concessionários Nissan. Se contactar qualquer um deles, poderão prestar-lhe o aconselhamento especializado de que necessita. Para informações sobre o concessionário Nissan mais próximo de si, clique aqui.
Como posso encontrar o código da chave do meu veículo Nissan?
As chaves de todos os veículos Nissan têm atribuído um código de segurança especial, para evitar a sua duplicação por terceiros. Por este motivo, qualquer pessoa que solicite o código da chave tem de provar que é o proprietário do veículo, antes de o código lhe ser fornecido. O seu concessionário autorizado Nissan local pode facultar-lhe o código da chave do seu veículo. Deve estar preparado para apresentar a prova de propriedade do veículo; por exemplo, o documento único de circulação / livrete e título de registo de propriedade (V5) ou a documentação de venda original. Para obter os dados do seu concessionário autorizado Nissan local, clique aqui.
Por que razão o meu consumo de combustível é diferente do indicado no catálogo do veículo?
Somos obrigados por lei a publicar todos os dados de consumo de combustível, em consonância com a directiva 1999/100/CE da UE. Os valores destinam-se à comparação entre veículos e podem não reflectir os resultados reais (a manutenção de equipamento opcional, o estilo de condução, o estado da estrada e as condições climatéricas podem afetar os resultados oficiais). Os fabricantes de motores também estão obrigados a assegurar a estreita conformidade dos veículos de produção com os veículos apresentados para homologação.
Possuo um veículo Nissan que importei de fora da União Europeia. Como posso obter as informações técnicas e peças sobresselentes?
Estamos equipados para fazer a manutenção de veículos vendidos dentro da União Europeia. Não podemos prestar assistência a veículos originalmente fornecidos noutras jurisdições.
O cliente necessita de uma nova chapa de VIN, porque foi modificada. Onde pode ser obtida?
Dirija-se a um concessionário, que poderá solicitar uma nova chapa de VIN.
Comprei um veículo que não tem chaves. Como devo proceder para encomendar as chaves?
Dirija-se ao seu concessionário Nissan local, que poderá fornecer-lhe e codificar as chaves, depois de verificar os registos de propriedade. Pode não ser possível fornecer chaves para veículos originalmente fornecidos fora da União Europeia, devido às diferenças ao nível do protocolo de segurança.
GARANTIA E SEGUROS
Por que devo fazer a manutenção do meu veículo dentro dos intervalos de manutenção programada?
Isto assegura o melhor funcionamento possível do seu veículo e permite ao seu concessionário realizar inspecções de bom estado e aconselhá-lo caso algum elemento esteja gasto ou necessite de ser substituído. A falta de execução da manutenções programadas poderá prejudicar a cobertura da garantia em caso de reclamação ao abrigo desta.
Acabo de comprar um Nissan usado – como posso transferir a garantia do veículo para o meu nome?
Se o seu nome, endereço ou número de registo mudaram ou se é um proprietário subsequente do veículo, deve preencher o postal pré-pago de «Aviso de Alteração», na última página do Livro de Informações da Garantia.
Quais são os termos e condições da minha Garantia Pan-europeia?
Consulte o seu Livro de Garantia e Manutenção.
Quais são os termos da garantia da bateria, num veículo Nissan ainda coberto pela Garantia Pan-europeia?
As baterias são cobertas nos termos da garantia do veículo.
MANUTENÇÃO
Como posso saber a pressão correcta dos pneus do meu veículo?
As pressões recomendadas dos pneus dos veículos Nissan estão indicadas numa etiqueta situada no pilar A, entre a porta da frente e a porta de trás, do lado do condutor. Em alternativa, pode consultar o seu Manual do Proprietário.
NISSAN ASSISTANCE
Qual a duração da Cobertura de Assistência em Viagem Nissan?
Todos os veículos novos Nissan beneficiam, no mínimo, de uma cobertura de 1 ano de assistência em viagem a contar da data do registo. Alguns podem beneficiar de uma cobertura de 3 anos, também a contar da data do registo. A duração da cobertura dependerá do tipo de veículo adquirido e, em grande medida, do tipo de venda (ou seja, veículo de passageiros particular ou veículo comercial ligeiro/frota). Quando a manutenção do veículo é realizada na rede Nissan, esta cobertura é prolongada por mais um ano. Isto aplica-se ao veículo, independentemente de quem o conduz.
Julgo que, se a Assistência Nissan não puder reparar o meu veículo no local, o mesmo será transportado para um concessionário Nissan. Qual o nível do serviço de transporte oferecido?
Será transportado até ao seu concessionário local, se o mesmo se situar num raio de 45 quilómetros do local da avaria ou, em alternativa, para o concessionário Nissan mais próximo do local da avaria.
Caso o meu veículo tenha de ser transportado, ser-me-á facultado um veículo de cortesia?
Não necessariamente, o veículo de cortesia é um dos serviços disponíveis segundo o esquema acordado, mas apenas se a avaria for causada por um defeito de fabrico e se encontrar num concessionário Nissan que não seja o seu concessionário local.
Caso seja elegível para um dos serviços adicionais, quem o providencia?
Os serviços adicionais são providenciados por meio do funcionário enviado para o local da avaria e são prestados através da Assistência Nissan. A Assistência Nissan avalia todas as opções disponíveis directamente com o cliente.
Se tiver um acidente de viação ou, por exemplo, tiver enchido o depósito com o combustível errado, quais são os meus direitos?
Tera direito à reparação no local, se exequível, ou, em alternativa, ao serviço de reboque que, conforme indicado, lhe permite rebocar o seu veículo até ao seu concessionário local se ficar situado num raio de 45 quilómetros ou até ao concessionário mais próximo do local do acidente. Não são aplicáveis serviços adicionais.
Como posso contactar a Assistência Nissan?
Em Portugal, ligue para o 800 200 000
Fora do Portugal, ligue para o 0034 932 907 526
Qual é o horário de funcionamento da Assistência Nissan?
365 dias por ano, 24 horas por dia.
Não recebi qualquer cartão de utente da Assistência Nissan. Por que não?
Já não são emitidos cartões de utente. Deverá ter apenas um manual no porta-luvas do veículo.
O que acontece quando o período da assistência terminar?
Se fizer a manutenção do seu veículo na rede Nissan, aplicar-se-á uma cobertura adicional de um ano. Também será contactado pela Nissan, que lhe proporá uma adesão pessoal à Assistência Nissan.
A NISSAN
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Estou neste momento a consultar um catálogo que indica a capacidade da bagageira com as letras VDA. O que significam?
O VDA é o Sistema de Gestão da Qualidade Alemão para a indústria automóvel e significa Verband der Automobilindustrie. Ou seja, a Norma Industrial com base na qual a capacidade da bagageira é medida. Para mais informações, consulte o glossário.
O que significa CVT?
Significa Constantly Variable Transmission (Transmissão de Variação Contínua). Para mais informações, consulte o glossário.
O que é a "Chave Inteligente"?
A Chave Inteligente revela a atenção da Nissan às tecnologias de carácter prático. O veículo detecta a aproximação da Chave Inteligente. As portas dos ocupantes e da bagageira podem ser abertas facilmente, carregando num botão situado no manípulo da porta, e um simples rodar da ignição faz arrancar o motor, tudo isto sem necessidade de tirar a chave do bolso ou da mala!
O que é o RMI e como posso aceder às informações sobre o RMI?
Informações de reparação e manutenção ou "RMI" são as informações técnicas do veículo, as informações de diagnóstico a bordo e os conjuntos de dados necessários para executar as reparações e manutenções nos veículos Nissan. Estas informações estão disponíveis para operadores de mercado independentes localizados na UE. Se é um operador independente, pode aceder às informações de RMI usando nosso portal B2B: https://eu.nissan.biz/
O que é o PTI e como posso aceder às informações sobre o PTI?
Informações Periódicas de Inspeção Técnica ou "PTI" são as informações técnicas e conjuntos de dados necessários para realizar inspeções técnicas periódicas nos veículos Nissan. Estas informações estão disponíveis para os centros de inspecção ou teste de veículos localizados na UE. É um centro de inspeção ou teste de veículos? Se sim, pode aceder às informações do PTI usando o nosso portal B2B: https://eu.nissan.biz/
Para mais informações sobre oportunidades de carreira na Nissan consulte a página "Trabalhe connosco" acessível através do rodapé do site.
EMPRESA
Como posso contactar os Serviços de Apoio ao Cliente Nissan?
O número do Serviço de Apoio ao Cliente da Nissan Ibéria é 800 200 000.
As informações de contacto dos restantes serviços Nissan também se encontram na página Contactos da Nissan.
Como posso saber se o meu veículo é abrangido por uma chamada de recolha?
Pode dirigir-se ao seu concessionário Nissan local ou ligar para a nossa Equipa de Serviço de Apoio a Cliente, através do número 800 200 000.
Quando teve início a Aliança Renault-Nissan?
O Aliança Renault-Nissan foi assinada a 27 de Março de 1999 e é a primeira do seu género a juntar uma empresa japonesa e outra francesa, cada uma com a sua própria cultura empresarial e identidade de marca. Ambas partilham uma única estratégia conjunta de crescimento rentável e uma série de interesses comuns. Para promover este objectivo partilhado, a Aliança Renault-Nissan estabeleceu, já em Junho de 1999, estruturas de projecto comuns que cobrem a maior parte das actividades das duas empresas.
Como é gerida a Aliança Renault-Nissan?
Para definir uma estratégia comum e gerir sinergias, foi fundada a 28 de Março de 2002 uma empresa de gestão estratégica da Aliança, a Renault-Nissan bv. A Renault-Nissan bv é detida em partes iguais pela Renault e pela Nissan e é a sede do Conselho de Administração da Aliança, que reuniu pela primeira vez em 29 de maio de 2002, e realiza reuniões mensais.
Quem controla a Aliança Renault-Nissan?
Quem estabelece a estratégia de médio e longo prazo e coordena as actividades conjuntas da Aliança a nível mundial é o Conselho de Administração. A Renault e a Nissan realizam as suas operações sob a autoridade das respectivas Comissões Executivas, que são responsáveis perante o seu Conselho de Administração e continuam a ser individualmente responsáveis pela sua gestão diária.
Onde posso encontrar comunicados de imprensa?
Para obter as notícias mais recentes da Nissan visite a sala de imprensa acessível a través do rodapé do site.
MEIO AMBIENTE
O que é o REACh e como posso obter mais informações?
REACh é o regulamento de produtos químicos na UE, que se concentra no Registo, Avaliação, Autorização e Restrição dos produtos químicos fabricados ou importados no Espaço Económico Europeu. A Nissan cumpre as obrigações do REACh e suporta totalmente os seus objetivos subjacentes: proteger a saúde humana e reduzir os riscos no ambiente impostos pelos produtos químicos. Para mais informações, visite www.nissan-safetysheets.com. Esta página Web fornece informações sobre substâncias presentes no(s) produto(s) Nissan que compra e recomendações para a sua utilização segura.
O que é um veículo em fim de vida (VFV)?
Um VFV é um veículo que chegou ao fim da sua vida útil, em geral após 12 ou 15 anos. A condição de VFV também pode ocorrer prematuramente, quando o veículo sofre um acidente e é considerado perda económica total. Embora tenha chegado ao fim da sua vida útil, o veículo continua a ter valor. Cada VFV contém matérias-primas valiosas (aço, metais leves, ligas, etc.). Estes materiais podem ser reciclados e utilizados em automóveis novos ou outros produtos. De modo a proteger o ambiente e evitar a acumulação de resíduos, o VFV tem de ser processado, reciclado, recuperado ou reutilizado como fonte de peças de substituição para outros automóveis.
A reciclagem reduz as emissões de CO2?
O fabrico de automóveis novos envolve a utilização de muitas matérias-primas, desde metais e produtos sintéticos até cartão, os quais têm de ser produzidos industrialmente. Ao reciclar os materiais, a quantidade de energia utilizada no fabrico pode ser diminuída, a par das emissões da fábrica.
Qual a diferença entre reutilização, reciclagem e recuperação de veículos?
A reciclagem consiste na recolha de peças dos VFV e no processo de as transformar em materiais utilizados na produção de novos veículos ou de outros produtos. A reutilização consiste no uso das peças dos veículos em fim de vida noutros veículos Nissan que as utilizem. A recuperação consiste na queima dos materiais dos veículos que não possam ser reutilizados, para gerar energia.
O que está a Nissan a fazer no que diz respeito a veículos ecológicos?
A Nissan está a promover a conservação de energia e actividades de reciclagem, através de melhorias ao nível das suas instalações europeias e dos seus procedimentos operacionais. As fábricas da Nissan situadas no Reino Unido e em Espanha estão a trabalhar no sentido de reduzir os resíduos através de actividades de reciclagem, reutilização e recuperação. Estas acções permitiram à Nissan alcançar uma taxa de reciclagem de 90% nas suas fábricas que produzem veículos comerciais ligeiros e veículos de passageiros. Estão a ser envidados esforços contínuos no sentido de aumentar as taxas de reciclagem em todas as fábricas da Nissan. As nossas fábricas situadas no Reino Unido (NMUK) e em Espanha (NMISA) implementaram, em 1998, a norma de qualidade internacional ISO 14001 relativa à produção de veículos. No âmbito da melhoria contínua, a fábrica NMUK possui um parque eólico nas suas instalações. A geração de energia renovável diminui as emissões de dióxido de carbono nas centrais eléctricas em mais de 3000 toneladas por ano.
É obrigatório por lei divulgar os valores das emissões de CO2 dos veículos comerciais ligeiros?
Não, não existe obrigação legal no sentido de divulgar os valores de emissões de CO2 dos veículos comerciais ligeiros.
Os fabricantes começaram a registar esta informação em 1997/1998