Nissan Qashqai 2023 Manual

8.2.1. eCall automática

Caso a unidade de controlo de airbag detecte uma colisão frontal, colisão lateral ou colisão traseira (consoante equipamento), o sistema faz automaticamente uma chamada de emergência para o centro de atendimento de emergência. Em simultâneo, as informações do veículo também são transferidas. Assim que uma chamada de emergência for recebida pelo centro de atendimento de emergência, o operador tentará falar com o ocupante do veículo.

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  • Não é possível ajustar o volume da voz do operador durante a chamada de emergência.

  • O volume de áudio do veículo é silenciado durante a chamada de emergência.

O sistema eCall está sempre activado por predefinição. É activado automaticamente por intermédio dos sensores no interior do veículo em caso de acidente grave.

O sistema eCall não pode ser rastreado e não está sujeito a qualquer rastreio constante no seu estado de funcionamento normal. Os dados da memória interna do sistema não estão disponíveis a quaisquer entidades fora do sistema do veículo antes de o sistema eCall ser accionado.

Qualquer processamento de dados pessoais através do sistema eCall baseado no 112 integrado no veículo cumprirá com as regras de protecção de dados pessoais fornecidas nas Directivas 95/46/EC e 2002/58/EC do Parlamento e Conselho Europeu e, em particular, basear-se-à na necessidade de proteger os interesses vitais dos indivíduos em conformidade com o Artigo 7(d) da Directiva 95/46/EC.

O processamento de tais dados está estritamente limitado à finalidade de atendimento da chamada eCall de emergência para o número 112 de emergência europeu único.

Os destinatários dos dados processados pelo sistema eCall baseado no 112 integrado no veículo são os pontos de resposta públicos relevantes designados pelas respectivas autoridades públicas do país onde se localiza o território para resposta e tratamento de chamadas eCalls para o número 112 de emergência europeu único.

Em caso de colisão, o sistema de chamada de emergência do veículo envia as seguintes informações para o centro de atendimento de emergência:

  • Número de identificação do veículo (VIN)

  • Tipo de veículo

  • Tipo de combustível

  • Tipo de activação (Automática/Manual)

  • Tipo de chamada (Teste/Emergência)

  • Posição (Fidedigna/Confiança baixa)

  • Carimbo de hora (quando a colisão ou evento ocorreu)

  • As últimas três localizações e a direcção do veículo

  • Velocidade do veículo

  • (consoante equipamento) Número de passageiros

O sistema eCall baseado no 112 integrado no veículo foi concebido de forma a assegurar que os dados existentes na memória interna do sistema sejam removidos de forma automática e contínua.

Os dados de localização do veículo são constantemente apagados da memória interna do sistema, de forma a manter no máximo as últimas três localizações actualizadas do veículo necessárias para o funcionamento normal do sistema.

Os dados do registo de actividades do sistema eCall baseado no 112 integrado no veículo são mantidos apenas durante o tempo necessário para concretizar a finalidade do processamento da chamada eCall e, em qualquer caso, nunca por mais de 13 horas a partir do momento em que uma chamada eCall de emergência foi iniciada.

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  • A chamada de emergência automática só será efectuada se o sistema de airbag do veículo for accionado durante a colisão.

  • Se a chamada de emergência automática tiver sido efectuada, dirija-se a um concessionário NISSAN ou uma oficina autorizada. Tal é necessário porque o sistema de chamada de emergência automática tem de ser reiniciado a fim de evitar a realização inadvertida de chamadas eCall.

  • O fornecedor de rede móvel que faz a gestão da ligação do veículo ao centro de atendimento de emergência é indicado e controlado fora do sistema de chamada de emergência do veículo.

  • No primeiro minuto de qualquer chamada de emergência, o operador vai determinar se a chamada é genuína. Caso o operador determine que se trata de uma chamada não-genuína, interrompe a chamada e não fará qualquer tentativa de contactar de novo o veículo. Esta acção não impede que o(s) ocupante(s) do veículo faça(m) uma nova chamada de emergência manualmente.

A função de chamada de emergência não pode ser utilizada nas seguintes condições:

  • O veículo encontra-se fora da área de cobertura da rede móvel.

  • O veículo encontra-se numa localização com fraca recepção de sinal, como um túnel, parque de estacionamento subterrâneo, entre edifícios ou numa região montanhosa.

  • A TCU (Unidade de controlo de telemática) ou outros sistemas do veículo não estão a funcionar devidamente.

  • O operador de rede móvel para chamadas de emergência não está especificado para a localização do veículo.

  • A linha de comunicação do centro de atendimento de emergência está ocupada.

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