Nissan Qashqai 2023 Manual

7.30.1. Funcionamento do sistema IEB

Se for detectado um risco de colisão dianteira, o sistema IEB fornece primeiro um aviso ao condutor acendendo o aviso (amarelo) no visor de informações do veículo e fornecendo um aviso sonoro, e fazendo com que o sistema de travões estremeça (aplicação parcial rápida). Além disso, o sistema IEB aplica uma travagem parcial. Se, após o aviso, o condutor aplicar os travões com força e rapidez, mas o sistema IEB detectar que ainda existe a possibilidade de colisão frontal, aumenta automaticamente a força de travagem.

Se o condutor não agir, o sistema IEB emite o segundo aviso visual (vermelho e branco intermitente) e sonoro e, em seguida, o sistema aplica uma travagem parcial quando a condição para o fazer for satisfeita. Se houver perigo iminente de colisão, o sistema IEB aplica automaticamente uma travagem mais potente.

O sistema IEB actua quando o veículo é conduzido a velocidades superiores a 5 km/h (3 mph). No que diz respeito à função de detecção de peões e ciclistas, o sistema IEB actua a velocidades entre 10 e 80 km/h (6 e 50 MPH).

A assistência a entroncamentos (consoante equipamento) funciona a velocidades do veículo entre 10 - 25 km/h (6 - 16 MPH).

Ao virar para a esquerda ou direita, o sinal de mudança de direcção deve ser activado para assegurar que os veículos em sentido contrário podem ser detectados pela assistência a entroncamentos.

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  • As luzes de travão do veículo acendem-se quando o sistema IEB efectua uma travagem.

  • Quando o sistema IEB detecta um obstáculo no caminho do veículo e apresenta o aviso IEB, poderá ouvir-se um ruído proveniente do compartimento do motor enquanto o veículo enche os travões para melhorar o tempo de resposta.

Consoante a velocidade do veículo e a distância até ao veículo que segue à frente ou ao peão ou ciclista, bem como as condições de condução e da estrada, o sistema pode ajudar o condutor a evitar uma colisão à frente, ou ajudar a mitigar as consequências caso a colisão seja inevitável. Se o condutor estiver a manusear o volante, a acelerar ou a travar, o sistema IEB actuará mais tarde ou não actuará.

Se o sistema IEB tiver parado o veículo, este permanecerá parado durante cerca de 2 segundos antes da libertação dos travões.

Se o pedal do travão é premido enquanto os travões estão a ser aplicados pelo sistema, poderá sentir que o esforço no pedal mudou, e pode ouvir um som e sentir uma vibração. Isso é normal e não constitui qualquer anomalia. Além disso, a força de travagem pode aumentar com o aumento do esforço no pedal.

A travagem automática pára nas seguintes condições:

  • Quando o volante é girado o necessário para evitar uma colisão.

  • Quando deixa de ser detectado um veículo ou um peão ou ciclistas à frente.

  • Quando o pedal do acelerador está premido.

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