Nissan Qashqai 2023 Manual
7.28.11.3. Limitações
Segue-se uma lista das limitações do sistema Intelligent Lane Intervention (Intervenção de faixa inteligente). A utilização do veículo sem ter em conta estas limitações do sistema pode dar origem a ferimentos graves ou morte.
O sistema ILI poderá ser activado se mudar de faixa sem antes activar o indicador de mudança de direcção ou, por exemplo, se uma zona em obras desviar o trânsito fazendo-o atravessar um delimitador de faixa. Se tal ocorrer, poderá ter de corrigir a direcção para concluir a mudança de faixa.
Uma vez que o ILI poderá não se activar nas condições de estrada, meteorológicas e dos delimitadores de faixa descritas nesta secção, poderá não se activar sempre que o veículo começa a deixar a faixa, o que significa que pode ter de corrigir a direcção.
Quando o sistema ILI estiver a funcionar, evite manobras de direcção excessivas ou repentinas; caso contrário, poderia perder o controlo do veículo.
O sistema ILI não funciona se não conseguir detectar os delimitadores de faixa, ou a velocidades abaixo de aproximadamente 60 km/h (37 MPH) (para a Europa) ou 70 km/h (45 MPH) (excepto para a Europa).
Não utilize o sistema ILI nas seguintes condições, visto que poderá não funcionar correctamente:
Durante condições meteorológicas adversas (chuva, nevoeiro, neve, etc.).
Durante a condução em piso escorregadio, por exemplo, devido a gelo ou neve.
Durante a condução em estradas sinuosas ou irregulares.
Quando existe uma faixa fechada devido a obras na estrada.
Durante a condução numa faixa improvisada ou temporária.
Durante a condução em estradas com faixas demasiado estreitas.
Durante a condução sem condições normais dos pneus (por exemplo, desgaste dos pneus, pneus com pressão baixa, pneu sobresselente instalado, correntes nos pneus, jantes não recomendadas).
Quando o veículo está equipado com peças de travões ou peças de suspensão não originais.
Em estradas com vários riscos delimitadores de faixa paralelos; riscos delimitadores de faixa esmaecidos ou pouco claramente pintados; riscos delimitadores de faixa amarelos; riscos delimitadores de faixa diferentes dos normais; riscos delimitadores de faixa cobertos de água, terra, neve, etc.
Em estradas onde os riscos delimitadores de faixa abolidos ainda sejam detectáveis.
Em estradas com curvas apertadas.
Em estradas com objectos de contraste elevado, como sombras, neve, água, sulcos, arestas ou linhas derivadas de reparações na estrada. (O sistema ILI pode detectar esses itens como riscos delimitadores de faixa).
Em estradas em que as faixas de rodagem se fundam ou se dividam.
Quando o sentido de circulação do veículo não está alinhado com o risco delimitador de faixa.
Se circular próximo do veículo da frente, o que resulta em obstrução do alcance de detecção da unidade de câmara de faixas.
Quando a chuva, neve ou sujidade adere ao pára-brisas à frente da unidade da câmara de faixas.
Quando a luminosidade dos faróis se encontra diminuída devido a sujidade na lente ou quando a altura dos faróis não está devidamente regulada.
Quando a unidade da câmara de faixas é alvo de luz intensa. (Por exemplo, quando a luz incide directamente sobre a dianteira do veículo ao nascer ou ao pôr-do-sol).
Quando se dá uma alteração súbita da luminosidade. (Por exemplo, quando o veículo entra ou sai de um túnel, ou quando passa debaixo de uma ponte).
O ruído excessivo interfere com o aviso sonoro, que poderá não ser ouvido.
Quando a capacidade de carga do veículo é ultrapassada.
Quando estiver a rebocar um atrelado ou outro veículo.
Quando o sistema ILI estiver a funcionar, o condutor poderá ouvir um som de travões a funcionar. Isso é normal e indica que o sistema ILI está a funcionar correctamente.