Nissan Qashqai 2023 Manual
7.30.1.2. Limitações do sistema IEB
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Segue-se uma lista das limitações do sistema IEB. A utilização do veículo sem ter em conta estas limitações do sistema pode dar origem a ferimentos graves ou morte.
O sistema FEB não detecta todos os veículos, peões ou ciclistas em todas as condições.
O sistema IEB não detecta os seguintes objectos:
Peões pequenos (incluindo crianças pequenas) e animais.
Peões em cadeiras de rodas ou noutros transportes portáteis, como por exemplo, trotinetes, brinquedos utilizados por crianças e skates.
Peões que estejam sentados ou não se encontrem em posição totalmente erecta ou de caminhada.
Veículos na transversal.
Obstáculos na berma.
Veículos estacionados.
A assistência a entroncamentos (consoante equipamento) não detecta o seguinte:
Veículo em sentido contrário em frente do seu veículo.
O sistema IEB tem algumas limitações ao desempenho.
Se houver um veículo imobilizado no caminho do veículo, o sistema IEB não funciona quando o veículo é conduzido a velocidades superiores a cerca de 100 km/h (62 MPH).
O sistema IEB com detecção de peões e ciclistas (consoante equipamento) pode não funcionar com peões e ciclistas no escuro ou em túneis, mesmo com a iluminação da estrada.
O sistema IEB pode não funcionar se o veículo que circula à frente for estreito (por exemplo, um motociclo).
O sistema IEB pode não funcionar se a diferença de velocidade entre os dois veículos for demasiado reduzida.
O sistema IEB poderá não aplicar travagem quando a velocidade do veículo for alta no intervalo de funcionamento.
No que diz respeito a peões, o sistema IEB com detecção de peões e ciclistas (consoante equipamento)não emite o primeiro aviso.
O sistema IEB pode não funcionar devidamente ou detectar um veículo que siga em frente nas seguintes condições:
Em condições de escuridão ou iluminação fraca, como à noite ou dentro de túneis, incluindo casos em que os faróis do veículo estejam apagados ou baixos, ou em que as luzes traseiras do veículo que circula à frente estejam apagadas.
Quando a direcção da câmara está mal alinhada.
Má visibilidade (condições como chuva, neve, nevoeiro, tempestades de poeira, tempestades de areia e pulverização na estrada provocada por outros veículos).
Condução em descidas acentuadas ou estradas com curvas apertadas.
Condução em piso irregular, como estradas de terra batida acidentadas.
Se houver sujidade, gelo, neve ou qualquer outra matéria a cobrir a área do sensor de radar.
Interferência de outras fontes de radar.
Área da câmara, no pára-brisas, embaciada, suja, ou coberta por gotas de água, gelo, neve, etc.
Penetração de iluminação intensa (por exemplo, luz do sol ou faróis máximos de veículos em sentido contrário) na câmara dianteira. Iluminação intensa que lance sombra sobre a área em torno do peão ou ciclista, dificultando a visibilidade.
Alteração súbita da luminosidade. Por exemplo, quando o veículo entra ou sai de um túnel, área coberta de sombra ou relâmpagos.
Fraco contraste de um indivíduo com o pano de fundo, por exemplo, por ter vestida roupa de cor ou padrão semelhante ao ambiente.
Perfil do peão particularmente obscurecido devido ao facto de este transportar bagagem ou usar roupas ou acessórios volumosos ou muito folgados.
Quando a posição ou o movimento do seu veículo mudar rápida ou significativamente (por exemplo, mudança de faixa, viragem do veículo, movimento brusco do volante, aceleração ou desaceleração repentina).
Quando o seu veículo ou o veículo, peão ou ciclista à sua frente se move rápida ou significativamente de forma que o sistema não consegue detectar e reagir a tempo (por exemplo, peão a mover-se rapidamente na direcção do veículo a curta distância, veículo que se intromete na sua faixa, mudança de faixas, fazer uma curva, movimento brusco do volante, aceleração ou desaceleração repentina).
Quando o veículo, peão ou ciclista é desviado do percurso de avanço do veículo.
Se a diferença de velocidade entre os dois veículos for pequena.
Durante aproximadamente 15 segundos após o arranque do motor.
Se o veículo que vai à frente ou o veículo em sentido contrário tiver um formato único ou invulgar, uma distância ao solo extremamente baixa ou alta, transportar uma carga invulgar ou for estreito (por exemplo, um motociclo).
Quando o veículo, peão ou ciclista estiver posicionado perto de um sinal de trânsito, uma área reflectora (por exemplo, água na estrada) ou estiver à sombra.
Quando vários peões ou ciclistas estiverem agrupados.
Quando a visão do peão ou ciclista estiver obscurecida por um veículo ou por outro objecto.
Enquanto estiver a rebocar um atrelado ou outro veículo.
A assistência a entroncamentos (consoante equipamento) pode não funcionar devidamente ou detectar um veículo ou peão em sentido contrário nas seguintes condições:
Ao conduzir numa faixa de rodagem separada mais de 2 faixas de veículos em sentido contrário ao efectuar uma curva para a direita/esquerda.
Ao não dirigir-se na direcção de um veículo em sentido contrário durante uma curva para a direita/esquerda.
Ao atravessar a faixa de um veículo em sentido contrário e um veículo em sentido contrário aproxima-se.
Ao virar abruptamente ou numa curva muito larga.
Quando a linha central não é reconhecida pelo sistema.
Quando há diversos veículos em sentido contrário uns a seguir aos outros em fila.
Quando a faixa é mais larga ou estreita do que o normal.
Quando a linha central está localizada próximo de um delimitador de estrada.
O desempenho do sistema pode ser pior nas seguintes condições:
Veículo conduzido em piso escorregadio.
Veículo conduzido num declive.
Banco traseiro ou área de bagagem do se veículo carregados com bagagem excessivamente pesada.
Quando o sistema de paragem de roda livre estiver activo.
O sistema foi concebido para verificar automaticamente a funcionalidade do sensor (radar e câmara), mas dentro de determinadas limitações. O sistema poderá não detectar determinadas formas de obstrução da área do sensor, como por exemplo, gelo, neve, autocolantes, etc. Nesses casos, o sistema poderá não alertar adequadamente o condutor. Certifique-se de que verifica, limpa e desobstrui regularmente as áreas de sensor.
Em determinadas condições da estrada ou de trânsito, o sistema IEB pode aplicar, inesperadamente, travagem parcial. Quando for necessária aceleração, continue a premir o pedal do acelerador para se sobrepor ao sistema.
O ruído excessivo interfere com o aviso sonoro, que poderá não ser ouvido.
As distâncias de travagem aumentam em superfícies escorregadias.
O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) poderá funcionar quando os seguintes itens tiverem contornos semelhantes a peões ou ciclistas, ou se tiverem o mesmo tamanho e a mesma posição das luzes traseiras de um veículo e motociclo.
Tinta, uma sombra ou um padrão na estrada, berma ou parede (incluindo delimitadores de faixa esmaecidos ou fora do comum).
Uma forma criada por estruturas rodoviárias (tais como túneis, viadutos, sinais de trânsito, reflectores instalados nas laterais de veículos, películas reflectoras e rails de protecção), objectos na berma da estrada (árvores, edifícios) e fontes de luz.
Uma forma criada por objectos à beira da estrada, tais como árvores, iluminação, sombras ou edifícios.
O sistema IEB pode também continuar a funcionar quando o veículo da frente virar para a direita ou esquerda.
O sistema IEB pode funcionar quando o seu veículo se estiver a aproximar ou a ultrapassar um veículo da frente.
Dependendo do formato da estrada (estrada com curva, entrada e saída de curva, estrada sinuosa, regulação da faixa, em obras, etc.), a função pode funcionar temporariamente devido ao veículo em sentido contrário em frente ao seu veículo.
O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões (consoante equipamento) pode reagir a:
Objectos à beira da estrada (sinal de trânsito, separador, peão, ciclista, motociclo, veículo, etc.).
Objectos por cima da estrada (ponte baixa, sinal de trânsito, etc.).
Objectos na superfície da estrada (carris, grelhas, placa de aço, etc.).
Objectos num parque de estacionamento (viga, pilar, etc.).
Peões ou ciclistas ou motociclos que se aproximem da faixa de rodagem.
Peões e ciclistas ao conduzir por becos estreitos, por exemplo.
Peões e ciclistas que se desloquem ou aproximem temporariamente da faixa de rodagem para evitar obstáculos à beira da estrada.
Objectos na estrada, tais como árvores.
Veículos, peões, ciclistas, motociclos ou objectos na faixa adjacente ou perto do veículo.
Peões, ciclistas em sentido contrário.
A assistência a entroncamentos (consoante equipamento) pode reagir ao seguinte ao efectuar uma curva à direita/esquerda:
Quando um veículo em sentido contrário ou um peão a atravessar já tiver saído do caminho do seu veículo.
Se estiver muito perto da dianteira de um veículo em sentido contrário ou de um peão a atravessar.
Quando um veículo em sentido contrário ou um peão a atravessar parar antes de entrar no caminho do seu veículo.
Quando um veículo em sentido contrário virar à direita ou esquerda à frente do seu veículo.
A assistência a entroncamentos (consoante equipamento) também pode reagir ao seguinte:
Quando o movimento do veículo em sentido contrário não puder ser previsto devido a curvas repentinas à esquerda/direita ou desaceleração dos veículos em sentido contrário.
As distâncias de travagem aumentam em superfícies escorregadias.
O ruído excessivo interfere com o aviso sonoro, que poderá não ser ouvido.
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Quando conduzir em algumas estradas, como estradas sinuosas, colinas, curvas, estradas estreitas, ou estradas com obras ou numa subida, o sistema pode detectar veículos numa faixa diferente ou pode não detectar temporariamente um veículo à frente. Isso pode causar o funcionamento incorrecto do sistema.
A detecção de veículos também poderá ser afectada pela utilização do veículo (manobra de direcção ou posição de condução na faixa, etc.) ou pelo estado do veículo. Se tal ocorrer, o sistema poderá avisá-lo fazendo piscar o indicador do sistema e emitindo um sinal sonoro inesperadamente. Terá de controlar manualmente a distância correcta relativamente ao veículo da frente.