Nissan Qashqai 2023 Manual
8.4.2.5. Montar a roda
O pneu sobresselente temporário (consoante equipamento) foi concebido exclusivamente para utilização de emergência. Consulte
.Nunca utilize parafusos anti-roubo que não os fornecidos com o veículo. Parafusos da roda incorrectos ou apertados indevidamente poderão fazer com que a roda fique solta ou saia. Tal poderá provocar um acidente.
Nunca utilize óleo ou massa lubrificante nos parafusos da roda. Tal poderia fazer com que desapertassem.
- (A)Apertar
- (B)Desapertar
Limpe a lama ou sujidade existente na superfície entre a roda e o cubo.
Coloque cuidadosamente a roda e aperte os parafusos manualmente. Verifique se todos os parafusos anti-roubo encostam horizontalmente na superfície da roda, no lado chanfrado.
Com auxílio da chave, aperte os parafusos da roda alternada e homogeneamente, na sequência correcta, tal como ilustrado na figura ((1) - (5)), até que estejam correctamente fixos.
Baixe o veículo lentamente até que a roda fique em contacto com o chão.
Aperte os parafusos firmemente com a chave, na sequência como ilustrado.
Desça completamente o veículo.
Monte o embelezador da jante (consoante equipamento).
Antes da montagem, coloque o logótipo NISSAN alinhado (tampa central) com os parafusos anti-roubo ou perpendicularmente em relação ao orifício da válvula (consoante equipamento) para alinhamento correcto com o centro.
Logo que possível, aperte os parafusos da roda, utilizando uma chave dinamométrica, com o binário especificado.
Volte a apertar os parafusos após ter percorrido 1.000 km (600 milhas) (também em caso de pneu furado, etc.).
Os parafusos das rodas devem estar sempre apertados com o binário especificado. Recomenda-se que os parafusos das rodas sejam apertados com o binário especificado em cada intervalo de manutenção.
Ajuste a pressão dos pneus com o valor a FRIO.
A pressão a FRIO representa o valor medido após o veículo estar parado durante mais de três horas ou ter percorrido menos de 1,6 km (1 milha).
As pressões a FRIO estão indicadas na placa dos pneus, fixa no pilar central do lado do condutor.