Nissan Qashqai 2023 Manual

7.18.1. Os sistemas BSW e Intelligent Blind Spot Intervention (Intervenção de ângulo morto inteligente)

imageimage

Os sistemas de Aviso de ângulo morto (BSW) e Intelligent Blind Spot Intervention (Intervenção de ângulo morto inteligente) podem alertar o condutor para a presença de outros veículos em faixas contíguas ao mudar de faixa.

O sistema BSW utiliza os sensores do radar (A) instalados perto do pára-choques traseiro para detectar outros veículos ao lado do seu numa faixa contígua. Para além dos sensores do radar, o sistema Intelligent Blind Spot Intervention (Intervenção de ângulo morto inteligente) utiliza uma câmara (1) instalada por detrás do pára-brisas para monitorizar os delimitadores da sua faixa de rodagem.

image

Os sensores de radar conseguem detectar veículos de ambos os lados do seu veículo, na zona de detecção, conforme se vê na ilustração. A zona de detecção começa no retrovisor exterior do seu veículo e prolonga-se até aproximadamente 3,0 m (10 pés) atrás do pára-choques traseiro e aproximadamente 3,0 m (10 pés) para os lados.

O sistema BSW funciona acima de aproximadamente 32 km/h (20 MPH). Se os sensores do radar detectarem veículos na zona de detecção, a luz indicadora LED do BSW acende-se. Se então o condutor activar o sinal de mudança de direcção, o sistema faz ouvir um sinal sonoro (duas vezes) e a luz indicadora LED do BSW e o indicador BSW piscam.

O sistema Intelligent Blind Spot Intervention (Intervenção de ângulo morto inteligente) funciona em velocidades superiores a aproximadamente 60 km/h (37 MPH). Se o radar detectar um veículo na zona de detecção e o seu veículo se estiver a aproximar do delimitador de uma faixa, o sistema emite um som (três vezes), faz piscar a luz indicadora LED do BSW e o indicador BSW, e aplica levemente os travões num dos lados durante um curto período de tempo para ajudar a repôr o veículo na faixa de rodagem.

Tópico ascendente: