Nissan Qashqai 2023 Manual
7.18.4. Precauções com o sistema BSW/Intelligent Blind Spot Intervention (Intervenção de ângulo morto inteligente)
Os sensores de radar poderão não conseguir efectuar a detecção, e consequentemente activar o BSW/Intelligent Blind Spot Intervention (Intervenção de ângulo morto inteligente), quando estão presentes determinados objectos, como por exemplo:
Peões, bicicletas, animais.
Veículos, como motociclos, veículos de altura reduzida ou veículos com grande altura ao solo.
Veículos em sentido contrário.
Veículos que permaneçam na zona de detecção quando acelera após uma paragem.
Um veículo que se funda com uma faixa contígua a uma velocidade aproximada da do seu veículo.
Um veículos que se aproxime rapidamente por trás.
Um veículo ultrapassado muito rapidamente pelo seu.
Consulte
para conhecer as situações nas quais os sensores do radar poderão não conseguir detectar veículos.
Os sistemas BSW e Intelligent Blind Spot Intervention (Intervenção de ângulo morto inteligente) podem não proporcionar um aviso ou controlo dos travões em relação aos veículos que passem rapidamente pela zona de detecção.
A zona de detecção dos sensores de radar foi concebida com base na largura de faixas padrão. Ao conduzir numa faixa mais larga, os sensores de radar poderão não detectar os veículos na faixa contígua. Ao conduzir numa faixa estreita, os sensores de radar poderão detectar veículos que circulem a duas faixas de distância.
Os sensores de radar foram concebidos para ignorar a maior parte dos objectos estáticos. No entanto, objectos como rails de protecção, muros, folhagem e veículos estacionados podem, esporadicamente, ser detectados. Isso faz parte do funcionamento normal.
Condições meteorológicas severas ou spray na estrada podem reduzir a capacidade que o radar tem de detectar outros veículos.
A câmara poderá não detectar os delimitadores das faixas nas seguintes situações e o sistema de intervenção de ângulo morto poderá não funcionar devidamente.
Em estradas com vários riscos delimitadores de faixa paralelos; riscos delimitadores de faixa esmaecidos ou pouco claramente pintados; riscos delimitadores de faixa amarelos; riscos delimitadores de faixa diferentes dos normais; riscos delimitadores de faixa cobertos de água, terra, neve, etc.
Em estradas onde os riscos delimitadores de faixa abolidos ainda sejam detectáveis.
Em estradas com curvas apertadas.
Em estradas com objectos de contraste elevado, como sombras, neve, água, sulcos, arestas ou linhas derivadas de reparações na estrada.
Em estradas em que as faixas de rodagem se fundam ou se dividam.
Quando o sentido de circulação do veículo não está alinhado com os riscos delimitadores de faixa.
Se circular próximo do veículo da frente, o que resulta em obstrução do alcance de detecção da unidade de câmara de faixas.
Quando há chuva, neve ou sujidade no pára-brisas, em frente de uma unidade da câmara de faixas.
Quando a luminosidade dos faróis se encontra diminuída devido a sujidade na lente ou quando a altura dos faróis não está devidamente regulada.
Quando uma unidade da câmara de faixas é alvo de luz intensa. (Por exemplo, quando a luz incide directamente sobre a dianteira do veículo ao nascer ou ao pôr-do-sol).
Quando se dá uma alteração súbita da luminosidade. (Por exemplo, quando o veículo entra ou sai de um túnel, ou quando passa debaixo de uma ponte).
Não utilize o sistema Intelligent Blind Spot Intervention (Intervenção de ângulo morto inteligente) nas seguintes condições, pois o sistema pode não funcionar devidamente.
Durante condições meteorológicas adversas (por exemplo, chuva, nevoeiro, neve, etc.)
Durante a condução em piso escorregadio, por exemplo, devido a gelo ou neve, etc.
Durante a condução em estradas sinuosas ou irregulares.
Quando existe uma faixa fechada devido a obras na estrada.
Durante a condução numa faixa improvisada ou temporária.
Durante a condução em estradas com faixas demasiado estreitas.
Quando conduzir com um pneu que não se encontra nas suas condições normais (por exemplo, desgaste do pneu, baixa pressão do pneu, instalação do pneu sobresselente, correntes nos pneus, rodas não convencionais).
Quando o veículo está equipado com peças de travões ou peças de suspensão não originais.
Quando estiver a rebocar um atrelado ou outro veículo.
O ruído excessivo (por exemplo, o volume do sistema áudio, uma janela do veículo aberta) interfere com o sinal sonoro, que poderá não ser ouvido.