Nissan Qashqai 2023 Manual
3.3.1. Precauções relativas à utilização do cinto de segurança
Se utilizar o seu cinto de segurança correctamente ajustado e se estiver bem encostado no banco e em posição recta, as probabilidades de sofrer lesões ou morrer num acidente e/ou a gravidade das lesões podem ser consideravelmente reduzidas. A NISSAN recomenda vivamente a si e aos seus passageiros a colocação do cinto de segurança sempre que conduzir o veículo, independentemente de o seu banco incluir ou não um airbag suplementar.
Respeite as seguintes precauções sempre que utilizar os cintos de segurança. O seu incumprimento poderá aumentar as probabilidades e/ou a gravidade de lesões em caso de acidente.
Todos os utilizadores deste veículo deverão utilizar sempre cinto de segurança. As crianças devem ser colocadas nos bancos traseiros num sistema de retenção adequado.
O cinto de segurança deve ser correctamente ajustado até ficar confortável. Caso contrário poderá reduzir a eficácia de todo o sistema de retenção e aumentar as hipóteses e a gravidade dos ferimentos num acidente. Podem ocorrer danos físicos graves ou a morte se o cinto de segurança não for utilizado convenientemente.
Coloque sempre o cinto sobre o ombro e a cruzar o tórax. Nunca passe o cinto por detrás das suas costas, por debaixo do braço ou pelo pescoço. O cinto deve estar sempre afastado da face e do pescoço, mas não a cair do ombro.
Os cintos de segurança foram concebidos para assentar sobre a estrutura óssea do corpo do ocupante e devem ser posicionados numa posição baixa sobre a anca ou sobre a anca, peito e ombros, conforme aplicável; a utilização da secção inferior do cinto na zona abdominal deve ser evitada. Coloque a secção subabdominal do cinto o mais baixo e justo possível em torno DA ANCA E NÃO SOBRE A CINTURA. A utilização da secção subabdominal do cinto demasiado alta pode aumentar o risco de lesões internas num acidente.
Não devem ser efectuadas quaisquer modificações ou adições por parte do utilizador que possam impedir o funcionamento dos dispositivos de regulação do cinto de segurança de modo a retirar a folga automática ou manualmente.
Os cintos de segurança devem ser ajustados o mais firmemente possível, mantendo o conforto, para proporcionar a protecção para a qual foram concebidos. Um cinto com folga irá reduzir significativamente a protecção do utilizador.
Certifique-se de que a lingueta do cinto de segurança está devidamente trancada no fecho correcto.
Não utilize o cinto de segurança virado ao contrário ou torcido. Caso o faça poderá reduzir a sua eficácia.
Nunca transporte mais pessoas do que o número de cintos de segurança existentes no veículo.
Cada conjunto do cinto de segurança apenas pode ser utilizado por um ocupante; a colocação do cinto de segurança à volta de uma criança transportada no colo de um ocupante constitui um factor de risco.
Se a luz de aviso do cinto de segurança permanecer acesa quando a ignição estiver na posição ON, com todas as portas fechadas e todos os cintos de segurança colocados, isso pode indicar uma anomalia no sistema. Mande efectuar uma verificação ao sistema num concessionário ou numa oficina autorizada NISSAN.
Não devem ser efectuadas quaisquer modificações ao sistema dos cintos de segurança. Por exemplo, não modifique o cinto de segurança, não adicione material ou instale mecanismos que possam alterar o posicionamento ou a tensão do cinto de segurança. Senão, isto pode afectar o funcionamento do sistema do cinto de segurança. A alteração ou adulteração do sistema de cinto de segurança pode resultar em lesões graves.
Uma vez activado, um pré-tensor de um cinto de segurança não pode ser reutilizado, devendo ser substituído juntamente com o enrolador. Consulte um concessionário NISSAN ou uma oficina autorizada.
A desmontagem e montagem de componentes dos sistemas de cinto de segurança com pré-tensor devem ser efectuadas por um concessionário ou por uma oficina autorizada NISSAN.
Todos os conjuntos de cintos de segurança, incluindo enroladores e equipamento de fixação, deverão ser verificados por um concessionário NISSAN ou uma oficina autorizada após qualquer colisão. A NISSAN recomenda que todos os conjuntos de cintos de segurança em utilização durante uma colisão sejam substituídos, excepto no caso desta ser ligeira e os cintos não apresentarem danos, continuando a funcionar correctamente. Os conjuntos dos cintos de segurança não utilizados durante uma colisão devem também ser verificados e substituídos se apresentarem danos ou funcionamento inadequado.
Todos os sistemas de retenção para crianças e equipamento de fixação, deverão ser verificados após qualquer colisão. Siga as instruções de inspecção e as recomendações de substituição do fabricante do sistema de retenção. Os sistemas de retenção para crianças devem ser substituídos se estiverem danificados.
É fundamental substituir todo o conjunto após ter sido submetido a um impacto violento, mesmo que não haja danos evidentes.
Deve-se ter cuidado para evitar a contaminação da fita do cinto com produtos de polimento, óleos, químicos e, em particular, com ácidos da bateria. É possível limpar os cintos de segurança de forma segura; consulte
. O cinto deve ser substituído se a fita do cinto ficar gasta, contaminada ou danificada.