Nissan Qashqai 2023 Manual
7.41. Programa electrónico de estabilidade (ESP)
Quando acelerar em superfícies escorregadias, o programa electrónico de estabilidade (ESP) detecta a patinagem das rodas e a consequente perda de tracção. O sistema intervém reduzindo o binário do motor e aplicando pressão de travagem nas rodas para estabilizar a patinagem das rodas e recuperar a tracção.
Ao conduzir em superfícies escorregadias ou em manobras bruscas para evitar obstáculos na estrada, o veículo poderá começar a perder aderência. O programa electrónico de estabilidade (ESP) monitoriza continuamente e compara a velocidade e direcção de deslocamento pretendida pelo condutor com os dados reais dos sensores de medição. Se o sistema detectar que o veículo está a ficar instável, o sistema intervém reduzindo o binário para abrandar o veículo e aplica a pressão de travagem das rodas apropriada para estabilizar o veículo.
Quando o sistema ESP está em funcionamento, a luz indicadora "SLIP" (
) do painel de instrumentos pisca.
Quando apenas o sistema de controlo de tracção (TCS) incorporado no ESP está em funcionamento, a luz indicadora “SLIP” (
) do painel de instrumentos também pisca.
Se a luz indicadora “SLIP” (
.) piscar, o piso está escorregadio. Nestas situações conduza com cuidado. Consulte
Luz indicadora
Se ocorrer uma avaria no sistema, a luz indicadora “SLIP” (
) acende-se no painel de instrumentos.
Se estas luzes estiverem acesas, a função de controlo de tracção esta desactivada.
O sistema de ESP utiliza o sistema de travagem activa com diferencial autoblocante (ABLS) para melhorar a capacidade de tracção. Este sistema entra em funcionamento quando uma das rodas perde aderência em piso escorregadio. O sistema ABLS trava a roda que patina e distribui o binário para a outra roda.
Se o veículo for utilizado com o ESP desactivado, todas as funções de ESP e TCS serão desligadas. A travagem activa com autoblocante e o ABS continuarão a funcionar mesmo com o ESP desactivado. Se o sistema de travagem activa com autoblocante (ABLS) for activado, a luz indicadora “SLIP” () pisca, e poderá ouvir-se um ruído metálico e/ou sentir uma vibração no pedal do travão. Isso é normal e não constitui qualquer anomalia.
Quando o ESP está em funcionamento, poderá sentir uma vibração no pedal do travão e ouvir um ruído no compartimento do motor. Isso é normal e indica que o ESP está a funcionar correctamente.
O computador de ESP dispõe de uma funcionalidade de diagnóstico incorporada, que testa o sistema cada vez que liga o motor e circula a baixa velocidade para a frente ou para trás. Quando o auto-teste é efectuado, poderá ouvir um ruído metálico e/ou uma vibração no pedal do travão. Isso é normal e não constitui qualquer anomalia.
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O sistema de ESP foi concebido para melhorar a estabilidade dinâmica mas não evita acidentes provocados por manobras bruscas de curvas a alta velocidade ou condução perigosa. Reduza a velocidade do veículo e proceda com maior cuidado quando realiza curvas em piso escorregadio. Conduza sempre com cuidado.
Se os componentes relacionados com o motor, como por exemplo a panela de escape, não forem equipamentos padrão ou estiverem extremamente deteriorados, a luz indicadora “SLIP” (
) poderá acender-se.
Se os componentes relacionados com os travões, como por exemplo as pastilhas, os discos e as pinças, não forem equipamento padrão ou estiverem extremamente deteriorados, o sistema ESP poderá não funcionar correctamente e a luz indicadora “SLIP” (
) poderá acender-se.
Não modifique a suspensão do veículo. Se os componentes da suspensão, tais como amortecedores, cargas, molas, barras estabilizadoras e casquilhos não forem aprovados pela NISSAN ou estiverem em mau estado, o ESP poderá não funcionar correctamente. Isso pode afectar negativamente o desempenho de manuseamento do veículo e a luz indicadora “SLIP” (
) poderá acender-se.
Ao conduzir em superfícies extremamente inclinadas, como por exemplo curvas com margens muito mais altas, o sistema ESP poderá não funcionar correctamente e a luz indicadora “SLIP” (
) poderá acender-se. Não conduza neste tipo de estradas. Se a luz indicadora ESP OFF
não se acender após condução em superfícies extremas, volte a ligar o motor para reiniciar o sistema ESP.
Se as jantes ou pneus utilizados não forem equipamento recomendado, o sistema ESP poderá não funcionar correctamente e a luz indicadora “SLIP” (
) poderá acender-se.
O sistema de ESP não serve de substituição para pneus de Inverno ou correntes para a neve em estradas cobertas de neve.
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O sistema de ESP deverá ser mantido ligado em situações normais de condução embora possa ser vantajoso desligar o sistema ESP para permitir a derrapagem nas seguintes situações:
Condução em neve ou lama profunda.
Tentativa de empurrar um outro veículo preso na neve.
Condução com correntes para a neve.
Se o sistema de ESP for desactivado, conduza cuidadosamente e com velocidade reduzida. Assim que as condições o permitirem, o ESP deve ser novamente activado.