Nissan Qashqai 2023 Manual

7.12.2.2. Selecção de mudanças

image
  • (A)Posição inicial (posição central)

Para mudar de velocidade, desloque a alavanca para a posição pretendida, conforme indicado e, em seguida, solte-a. Para engrenar a marcha-atrás, tem primeiro de premir o botão (1).

image:

Prima o botão (1) para mudar.

image:

Mudar sem premir o botão (1).

Prima o botão P (estacionamento) (2) para mudar para P (estacionamento).

Depois de ligar o motor, pressione totalmente o pedal do travão, desloque a alavanca para a posição pretendida, conforme indicado e, em seguida, solte-a. Para engrenar a marcha-atrás, tem primeiro de premir o botão (1).

Certifique-se de que a transmissão está na posição pretendida, verificando o indicador da mudança na alavanca das mudanças ou no visor de informações do veículo.

image

Aplique o travão de estacionamento eléctrico se a transmissão estiver em qualquer posição enquanto o motor não está em funcionamento. Se não o fizer, o veículo pode movimentar-se inesperadamente e provocar ferimentos graves ou danos na propriedade.

image
  • Mude para a posição P (estacionamento), R (marcha-atrás) ou D (marcha em frente)/Ds (condução desportiva) apenas quando o veículo estiver completamente imobilizado.

  • Quando mudar para a posição de mudança pretendida utilizando a alavanca das mudanças, verifique se a alavanca das mudanças regressa à posição central libertando a mão da alavanca. Se segura na alavanca das mudanças numa posição intermédia pode também danificar o sistema de controlo das mudanças.

  • Não desloque a alavanca das mudanças com o pedal do acelerador pressionado. Isto pode provocar um arranque repentino que pode resultar num acidente.

  • As operações que se seguem não são permitidas, pois seria aplicada força excessiva à transmissão, o que poderia dar origem a danos no veículo. Se tentar estas operações, é emitido um sinal sonoro e a transmissão muda para a posição N (ponto-morto):

    • Deslocar a transmissão para a posição R (marcha-atrás) em marcha em frente

    • Deslocar a transmissão para a posição D (marcha em frente) ao recuar

P (estacionamento)

image
  • Para evitar danos na transmissão, utilize a posição P (estacionamento) apenas quando o veículo estiver completamente parado.

  • Não deslize a alavanca das mudanças enquanto prime o botão P (estacionamento). Isto pode danificar o sistema de controlo das mudanças.

Utilize esta posição quando o veículo está estacionado ou no arranque do motor. Certifique-se sempre de que o veículo está completamente imobilizado antes de premir o botão P (estacionamento) para engrenar a posição P (estacionamento). Para a máxima segurança, o pedal de travão deve ser premido antes de engrenar a posição P (estacionamento). Utilize esta posição em conjunto com o travão de estacionamento eléctrico. Se estacionar numa subida, prima primeiro o pedal do travão, accione o travão de estacionamento eléctrico e, em seguida, engrene a posição P (estacionamento). O bloqueio de estacionamento não deve ser utilizado como travão ao estacionar. Para proteger o veículo, aplique sempre o travão de estacionamento eléctrico para além do bloqueio de estacionamento.

No caso de uma anomalia no sistema electrónico do veículo, a transmissão pode bloquear na posição P (estacionamento). Mande verificar o sistema electrónico do veículo de imediato. Recomenda-se que visite um concessionário NISSAN ou uma oficina qualificada para este serviço.

A posição P (estacionamento) é engrenada automaticamente se:

  • Colocar o comutador de ignição em OFF

  • Retirar o cinto de segurança do condutor e abrir a porta do lado do condutor com o veículo parado ou a circular a uma velocidade muito baixa e a transmissão está na posição D (marcha em frente), na posição R (marcha-atrás) ou na posição N, a não ser que o modo de manutenção em ponto-morto (consoante equipamento) esteja engrenado.

image

Para evitar uma anomalia da transmissão Xtronic, recomenda-se que coloque a transmissão manualmente na posição P (estacionamento) nas condições antes descritas.

R (marcha-atrás)

image

Para evitar danos na transmissão, utilize a posição R (marcha-atrás) apenas quando o veículo estiver completamente parado.

Utilize a posição R (marcha-atrás) para fazer marcha-atrás. Certifique-se de que o veículo está completamente parado antes de seleccionar a posição R (marcha-atrás). O pedal do travão tem que ser accionado e o botão da alavanca das mudanças premido para deslocar a alavanca das mudanças da posição inicial para engrenar R (marcha-atrás). Se o veículo for colocado na posição R (marcha-atrás) enquanto se estiver a deslocar para a frente, é activado um sinal sonoro e o veículo muda para a posição N (ponto-morto).

N (ponto-morto)

Nem as mudanças para avançar nem para fazer marcha-atrás estão engrenadas. O motor pode ser arrancado nesta posição. Pode mudar para a posição N (ponto-morto) e accionar um motor parado enquanto o veículo está em movimento.

Pode seleccionar esta posição mantendo a alavanca das mudanças nesta posição durante 0,5 segundos.

D (marcha-em-frente)

Utilize esta posição para condução normal para a frente com selecção automática de velocidades. A transmissão Xtronic muda de velocidade automaticamente. Todas as velocidades em marcha em frente estão disponíveis. Se a transmissão for colocada na posição D (marcha em frente) durante a manobra de marcha-atrás, é activado um sinal sonoro e o veículo muda para a posição N (ponto-morto).

Ds (condução desportiva)

Para seleccionar o modo Ds (condução desportiva), deslize de novo a alavanca das mudanças para a posição D (marcha em frente) enquanto o veículo está em modo D (marcha em frente). O indicador de posição de condução do visor de informações do veículo mostra <Ds>.

Para desactivar o modo Ds (condução desportiva), reponha a alavanca das mudanças na posição D (marcha em frente).

image
  • O modo Ds (condução desportiva) não é apenas para condução desportiva e também pode ser utilizado nas ultrapassagens, por exemplo.

  • Quando as condições de condução mudarem, desactive o modo Ds (condução desportiva).

  • O modo Ds (condução desportiva) aumenta o consumo de combustível.

Tópico ascendente: