Nissan Qashqai 2023 Manual

7.4. Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) (consoante equipamento)

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  • (a)Luz indicadora TPMS
  • (b)Indicador de localização de pneu TPMS
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  • (A)Válvula de pneu com sensor

O sistema de monitorização da pressão dos pneus monitoriza a pressão dos pneus das quatro rodas, com o veículo em movimento. Após uma perda de pressão, o sistema avisa o condutor por intermédio de um alarme visual. Cada sensor do TPMS(A) tem a localização da roda registada e envia os dados da pressão e da temperatura via rádio a um receptor instalado no interior do veículo.

Cada um dos pneus, incluindo o pneu sobresselente (consoante equipamento), deve ser verificado mensalmente, quando está frio, devendo ser enchido com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo, constante da placa de informação do veículo ou da etiqueta de pressão dos pneus. (Se o seu veículo tiver pneus de um tamanho diferente do indicado na placa de informação do veículo ou na etiqueta de pressão dos pneus, deve determinar a pressão adequada para eles.)

O sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) controla a luz indicadora TPMS (a), que se acende quando um ou mais pneus estão com uma pressão significativamente baixa. Aparecem também um aviso e um indicador de localização de pneu (b) no visor de informações do veículo, identificando o(s) pneu(s) com pressão baixa.

Assim sendo, quando a luz indicadora TPMS se acende, pare o veículo em segurança, logo que possível, e encha os pneus à pressão adequada. Conduzir com um pneu cuja pressão é significativamente inferior à adequada pode resultar no sobreaquecimento do pneu, podendo levar à sua falha. A baixa pressão dos pneus diminui também a eficiência de combustível e a vida útil do piso do pneu, podendo afectar a manobrabilidade e a capacidade de travagem do veículo.

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O TPMS não substitui a manutenção adequada dos pneus. É da responsabilidade do condutor manter a pressão correcta dos pneus, mesmo que a descida desta não tenha atingido o nível limite para acendimento da luz indicadora TPMS (a).

A luz indicadora TPMS pisca durante um curto período de tempo e depois acende-se de modo contínuo, caso o sistema não esteja a funcionar adequadamente. Esta sequência irá repetir-se sempre que o veículo for ligado, enquanto a avaria não for reparada (sensor TPMS ausente ou avariado ou avaria do sistema TPMS). Quando a luz de aviso de avaria está acesa, o sistema poderá não ser capaz de detectar ou sinalizar a baixa pressão dos pneus conforme previsto. As avarias do TPMS podem ocorrer por várias razões. Por exemplo, a instalação ou substituição de pneus ou rodas alternados pode impedir que o TPMS funcione correctamente. Verifique sempre a luz indicadora TPMS depois de substituir um ou vários pneus ou rodas do veículo, de modo a assegurar que a sua substituição não compromete o correcto funcionamento do TPMS.

  • O TPMS não monitoriza a pressão do pneu sobresselente.

  • O TPMS é activado apenas quando o veículo é conduzido a velocidades acima dos 25 km/h (16 mph). Além disso, o sistema poderá também não detectar uma queda repentina da pressão dos pneus (por exemplo, quando há um furo durante a condução).

  • A luz indicadora TPMS poderá não se desligar automaticamente quando a pressão do pneu for corrigida. Depois de o pneu ser cheio à pressão recomendada dos pneus A FRIO, conduza o veículo a uma velocidade superior a 25 km/h (16 MPH) para activar o TPMS. Consulte

    .
  • Na sequência de uma alteração da temperatura exterior, a luz indicadora TPMS poderá acender-se mesmo que a pressão tenha sido correctamente ajustada. Quando os pneus estiverem frios, ajuste novamente a pressão recomendada dos pneus A FRIO e reinicialize o TPMS.

    Para mais informações, consulte

    .
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  • Se a luz indicadora TPMS se acender durante a condução:

    • evite manobras bruscas

    • evite travagens bruscas

    • reduza a velocidade do veículo

    • saída de estrada num local seguro

    • pare o veículo o mais rápido possível

  • Conduzir com os pneus com pressão insuficiente pode danificá-los permanentemente e aumentar a probabilidade de falha. O veículo pode ficar seriamente danificado, podendo causar um acidente e, consequentemente, ferimentos graves.

  • Verifique a pressão dos quatro pneus. Encha os pneus com a pressão recomendada para pneus A FRIO na etiqueta de informação dos pneus, para desligar a luz indicadora TPMS. Em caso de pneu furado, substitua-o pelo pneu sobresselente o mais rápido possível. (Consulte

    para mudar um pneu furado.)
  • Quando está montado um pneu sobresselente ou quando uma roda é substituída, o TPMS não funciona e a luz indicadora TPMS pisca durante aproximadamente 1 minuto. A luz permanece acesa após 1 minuto. Certifique-se de que segue todas as instruções para substituição de rodas e monta o sistema TPMS da forma correcta.

  • A substituição de pneus por outros não originalmente especificados pela NISSAN pode afectar o funcionamento correcto do TPMS.

  • O Vedante para pneus de emergência genuíno NISSAN ou equivalente pode ser utilizado para a reparação temporária de um pneu. Não injecte nenhum outro líquido para pneus ou selante em aerossol, caso contrário, pode causar a avaria dos sensores de pressão dos pneus.

  • A NISSAN recomenda o uso exclusivo do produto selante para pneus genuíno NISSAN fornecido com o seu veículo. Outros produtos selantes para pneus podem danificar a junta da haste da válvula, que pode causar uma perda de pressão no pneu. Depois de utilizar um produto selante para pneus (nos modelos com kit de reparação de emergência para pneu furado), dirija-se logo que possível a um concessionário ou uma oficina autorizada NISSAN.

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  • O TPMS pode não funcionar correctamente se forem colocadas correntes nas rodas ou quando estas estão enterradas em neve.

  • Não coloque película metálica ou quaisquer peças de metal (antena, etc.) nas janelas. pois podem prejudicar a recepção dos sinais dos sensores de pressão dos pneus e o TPMS não funcionará correctamente.

    Alguns dispositivos e transmissores podem interferir temporariamente com o funcionamento do TPMS, fazendo acender a luz indicadora TPMS. Aqui ficam alguns exemplos:

    • Instalações ou dispositivos eléctricos que utilizam rádio-frequências semelhantes estão na proximidade do veículo.

    • Se um transmissor regulado em frequências semelhantes estiver a ser utilizado dentro do veículo ou na sua proximidade.

    • Se um computador (ou equipamento semelhante) ou um transformador CC/CA estiver a ser utilizado dentro do veículo ou na sua proximidade.

    • Se dispositivos que transmitem ruído eléctrico estiverem ligados à fonte de alimentação de 12 V do veículo.

  • Quando encher os pneus e quando verificar a pressão, não dobre as válvulas.

  • Utilize tampas de válvula genuínas NISSAN, em conformidade com as especificações das tampas de válvula instaladas de fábrica.

  • Não utilize tampas de válvula de metal.

  • Coloque as tampas adequadamente nas válvulas. Sem as tampas, as válvulas e os sensores de pressão dos pneus podem ficar danificados.

  • Não danifique as válvulas nem os sensores ao arrumar as rodas ou ao montar pneus diferentes.

  • Substitua a haste da válvula do sensor TPMS (incluindo o núcleo e a tampa da válvula) e o parafuso (consoante equipamento) quando os pneus são mudados devido a desgaste ou envelhecimento. O parafuso (consoante equipamento) deve ser devidamente instalado com um binário de aperto de 1,4 ± 0,1 N.m. Os sensores TPMS podem ser reutilizados.

  • Seja cuidadoso ao utilizar o equipamento de enchimento de pneus com um tubo rígido de alimentação de ar, uma vez que a força de alavanca aplicada pelo bico comprido pode danificar a haste da válvula.

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