Nissan Qashqai 2023 Manual

3.7.1.3. Sistemas de airbag suplementares

O SRS destina-se a suplementar a protecção contra colisão proporcionada pelos cintos de segurança e não para os substituir . Os cintos de segurança devem estar sempre colocados correctamente e o condutor e o passageiro dianteiro devem estar sentados a uma distância adequada do volante, painel de instrumentos e dos forros das portas dianteiras. Todos os ocupantes devem estar sempre sentados a uma distância adequada do forro lateral do tejadilho. Para mais informações, consulte

.

A activação dos airbags dianteiros é acompanhada por um elevado ruído e libertação de fumo. Este fumo é inócuo e não indicativo de incêndio. Contudo não deve ser inalado devido ao risco de irritação das mucosas e de asfixia. Os ocupantes que sofrem de problemas respiratórios devem procurar respirar ar fresco imediatamente.

Os airbags suplementares, em conjunto com a utilização dos cintos de segurança, permitem amortecer a força da colisão nos ocupantes. Estes airbags podem ajudar a salvar vidas e reduzir ferimentos graves. Contudo, quando accionado, o airbag pode provocar abrasões ou outros ferimentos. Os airbags suplementares não protegem a parte inferior do corpo.

Depois de colocar a ignição na posição ON, a luz de aviso do airbag acende-se. Esta apaga-se após cerca de 7 segundos, indicando que o sistema se encontra operacional. Para mais informações, consulte ${1}.

O airbag funcionará apenas enquanto a ignição estiver na posição ON.

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  • Os airbags dianteiros não são normalmente activados durante uma colisão lateral, colisão traseira, capotamento ou colisão frontal ligeira. Utilize sempre os cintos de segurança para reduzir o risco ou a severidade de lesões provocadas por colisões.

  • Os cintos de segurança e os airbags dianteiros têm maior eficácia se os ocupantes estiverem bem encostados no banco e direitos. A activação dos airbags dianteiros é efectuada com elevada energia. Se não estiver a utilizar um sistema de retenção, se estiver inclinado para a frente, sentado de lado ou em posição incorrecta, está sujeito a um maior risco de sofrer danos físicos ou morte em caso de acidente. Pode também sofrer danos físicos graves ou fatais provocados pelo airbag de impacto dianteiro suplementar se estiver encostado sobre este quando for activado. Sente-se sempre contra o encosto e o mais afastado possível do volante. Utilize sempre os cintos de segurança.

  • Os airbags suplementares de impacto lateral montados no banco dianteiro e os airbags suplementares de impacto lateral de cortina montados no tejadilho não são normalmente activados durante uma colisão frontal, colisão traseira, capotamento ou colisão lateral ligeira. Utilize sempre os cintos de segurança para reduzir o risco ou a severidade de lesões provocadas por colisões.

  • Os cintos de segurança, os airbags suplementares de impacto lateral montados no banco dianteiro e os airbags suplementares de impacto lateral de cortina montados no tejadilho são mais eficazes quando os ocupantes estão bem encostados no banco e em posição recta. A activação dos airbags suplementares de impacto lateral montados no banco dianteiro e dos airbags suplementares de impacto lateral de cortina montados no tejadilho é efectuada com elevada energia. Se você e os passageiros não estiverem a utilizar um sistema de retenção, se estiverem inclinados para a frente, sentados de lado ou em posição incorrecta, correm maiores riscos de ferimentos ou morte durante um acidente.

  • Não permita que ninguém coloque as mãos, pernas ou cara próximo dos airbags suplementares de impacto lateral montados no banco dianteiro e dos airbags suplementares de impacto lateral de cortina montados no tejadilho nos lados do encosto de cabeça dos bancos dianteiros ou junto às travessas laterais do tejadilho. Não permita que ninguém que esteja sentado nos bancos dianteiros, ou nos bancos traseiros exteriores, coloque as mãos fora das janelas ou se encoste à porta.

  • Os ocupantes do banco traseiro não devem apoiar-se sobre o encosto dos bancos dianteiros. Se os airbags suplementares de impacto lateral montados no banco dianteiro e os airbags suplementares de impacto lateral de cortina montados no tejadilho forem accionados, podem provocar danos físicos graves. Tenha maior atenção com as crianças que deverão estar permanentemente retidas correctamente.

  • Não utilize capas nos encostos dos bancos dianteiros. Estas podem interferir com os accionamentos do airbag suplementar de impacto lateral montados no banco dianteiro.

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  • As crianças podem ficar gravemente feridas ou morrer quando os airbags são insuflados, se não estiverem convenientemente protegidas por um sistema de retenção, consulte

    .
  • Nunca permita que as crianças não estejam protegidas pelo sistema de retenção, ou ponham as mãos ou a cabeça fora da janela. Não tente segurá-las ao colo ou nos braços.

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  1. Módulos de airbag suplementar de impacto dianteiro

  2. Unidade de controlo do sistema de detecção de passageiros (consoante equipamento)

  3. Unidade de controlo do airbag (ACU)

  4. Sensor de detecção de passageiros (consoante equipamento) (banco do passageiro dianteiro)

  5. Módulos de airbags suplementares de impacto lateral montados no banco dianteiro

  6. Sistema de inflação dos airbags de cortina montados no tejadilho

  7. Módulos dos airbags suplementares de impacto lateral de cortina montados no tejadilho

  8. Sensor da zona de colisão

  9. Sensor de pressão da porta dianteira (consoante equipamento)

  10. Pré-tensores do fecho (bancos dianteiros)

  11. Cintos de segurança com pré-tensor

  12. Airbag suplementar de impacto lateral montado no banco dianteiro central (consoante equipamento)

  13. Sensores de detecção de ocupante de banco traseiro (consoante equipamento)

  14. Sensores satélite (mostrado lado do condutor; o lado do passageiro dianteiro é semelhante) (consoante equipamento)

  15. Cinto de segurança com pré-tensores (bancos traseiros exteriores)

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  • Não coloque objectos no centro do volante. Não coloque objectos entre o condutor e o centro do volante. Esses objectos podem transformar-se em projécteis perigosos e provocar ferimentos se o airbag for accionado.

  • Logo após o accionamento, os componentes do sistema de airbag estarão quentes. Não toque nestes, sob risco de sofrer queimaduras graves.

  • Não devem ser efectuadas modificações não autorizadas em qualquer componente ou cablagem pertencentes ao sistema de airbag. Deste modo é evitado o accionamento acidental dos airbags suplementares ou danos nos sistemas de airbag.

  • Não faça alterações não autorizadas no sistema eléctrico, sistema de suspensão ou na estrutura dianteira do seu veículo. Isto pode afectar o funcionamento correcto dos sistemas de airbag suplementares.

  • A adulteração dos sistemas de airbag suplementares pode resultar em ferimentos graves. A adulteração inclui modificações no volante colocando material sobre o centro do volante e por cima e instalando acessórios adicionais na proximidade dos sistemas de airbag.

  • As intervenções nos sistemas de airbag suplementares ou na sua proximidade deverão apenas ser efectuadas por um concessionário ou oficina autorizada NISSAN. A cablagem do SRS não deve ser modificada ou desligada. Não devem ser utilizados sem autorização equipamentos eléctricos de teste e dispositivos de experimentação nos sistemas de airbag suplementares.

  • Os conectores da cablagem do SRS são amarelos e/ou laranjas para uma fácil identificação.

  • Nunca instale um sistema de retenção para crianças virado para trás no banco do passageiro dianteiro sem assegurar que o airbag do passageiro dianteiro está desactivado. Dependendo da especificação do veículo, este pode ser equipado com um sistema de desactivação automática do airbag frontal do passageiro dianteiro ou um sistema de desactivação manual do airbag frontal do passageiro dianteiro. (Para mais informações, consulte

    e . Se este sistema estiver instalado, o indicador PASSENGER AIR BAG OFF image deve estar aceso. Numa colisão frontal, os airbags suplementares de impacto frontal são accionados com muita força. O accionamento do airbag dianteiro poderia ferir gravemente ou matar a sua criança.
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