Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual
9.5. Arranque com bateria auxiliar
O arranque incorrecto com bateria auxiliar pode provocar a explosão da bateria de 12 volts. A explosão da bateria de 12 volts poderia resultar em ferimentos graves ou até em morte. Poderia também danificar o veículo. Respeite rigorosamente as instruções contidas neste capítulo.
O hidrogénio, um gás explosivo, está sempre presente nas proximidades da bateria de 12 volts. Mantenha quaisquer chamas e faíscas afastadas da bateria de 12 volts.
Utilize sempre protecção adequada para os olhos e retire anéis, pulseiras e outras jóias, sempre que estiver a trabalhar numa bateria de 12 volts ou próximo de uma.
Nunca se incline sobre a bateria de 12 volts durante o arranque com bateria auxiliar.
Nunca permita que o electrólito da bateria de 12 volts entre em contacto com os olhos, a pele, roupas ou as superfícies pintadas do veículo. O electrólito da bateria de 12 volts contém ácido sulfúrico corrosivo, que pode provocar queimaduras graves. Se o electrólito entrar em contacto com qualquer componente, lave imediatamente com água abundante.
Mantenha a bateria de 12 volts fora do alcance de crianças.
A bateria de 12 volts auxiliar deve ter uma tensão de 12 volts. A utilização de uma bateria de 12 volts com tensão inadequada danificará o seu veículo.
Nunca tente efectuar o arranque com uma bateria de 12 volts congelada. Poderia explodir e provocar ferimentos graves.
Se a bateria de 12 volts auxiliar estiver noutro veículo (B), posicione os dois veículos (A) e (B) de modo a que as duas baterias fiquem próximas uma da outra.
Accione o travão de mão.
Prima o comutador da posição P para engrenar a posição P (estacionamento).
Desligue todos os sistemas eléctricos desnecessários (faróis, aquecimento, ar condicionado, etc.).
Coloque o comutador de alimentação na posição “OFF”.
Retire a tampa da caixa dos fusíveis empurrando as patilhas.
Abra a tampa interior.
Ligue os cabos de arranque pela sequência ilustrada ((1), (2), (3), (4)).
Ligue sempre o positivo ⊕ ao positivo ⊕ e negativo ⊖ com a massa, NÃO ao negativo da bateria de 12 volts ⊖.
Certifique-se de que os cabos de bateria não contactam com qualquer componente em movimento do compartimento do motor.
Certifique-se de que os grampos do cabo de bateria não entram em contacto com nenhum outro metal.
Ligue o motor do veículo auxiliar (B) e deixe-o a funcionar durante alguns minutos.
Ligue o sistema e-POWER do veículo que vai arrancar com bateria auxiliar (A) normalmente.
Se o sistema e-POWER não puder ser iniciado, pare o motor do veículo auxiliar e coloque o comutador de alimentação na posição “OFF”. Depois, abra e feche uma vez a porta do lado do condutor, e mantendo a porta fechada, aguarde mais de 3 minutos sem qualquer outra operação (navegação, áudio, trancagem das portas, etc.). Depois disso, repita os passos a partir do 9.
Depois de ligar o sistema e-POWER, desligue cuidadosamente os cabos de arranque na sequência contrária à ilustrada ((4), (3), (2), (1)).
Feche a tampa interior e volte a colocar a tampa da caixa de fusíveis.
Não utilize este veículo como veículo auxiliar.
Se o sistema e-POWER não puder ser iniciado, coloque o comutador de alimentação na posição “OFF” e aguarde mais de 10 segundos e, em seguida, reinicie o sistema e-POWER.
Se a bateria de 12 volts estiver descarregada, o comutador de alimentação não pode ser colocado na posição ON ou “OFF”. Carregue de imediato a bateria de 12 volts.