Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual

7.9.1.4. Dispositivo USB com MP3/WMA/AAC

Glossário

  • MP3 — designação abreviada para Moving Pictures Experts Group Audio Layer 3. MP3 é o formato de compressão de ficheiros áudio mais difundido. Este formato permite a obtenção de um som com qualidade próxima de CD, mas com uma fracção do tamanho dos ficheiros áudio normais. A conversão para MP3 de uma faixa áudio de um CD pode reduzir o tamanho do ficheiro numa proporção de aproximadamente 10:1 (Amostragem: 44,1 kHz, taxa de bits: 128 kbps) sem perda perceptível de qualidade. A compressão MP3 remove os componentes redundantes e irrelevantes do sinal sonoro que o ouvido humano não consegue detectar.

  • WMA — Windows Media Audio (WMA) consiste num formato áudio criado pela Microsoft em alternativa ao MP3. Este codificador-descodificador WMA oferece maior capacidade de compressão em relação ao MP3, permitindo guardar mais faixas áudio no mesmo espaço, com nível de qualidade idêntico.

    Este produto está protegido por determinados direitos de propriedade intelectual da Microsoft Corporation e de terceiros. A utilização ou distribuição deste tipo de tecnologia fora deste produto é proibida sem uma licença da Microsoft ou de uma subsidiária da Microsoft e terceiros autorizados.

  • AAC — Advanced Audio Coding (AAC) é um formato áudio comprimido. AAC oferece uma compressão de ficheiros superior ao MP3 e possibilita a criação e armazenamento de ficheiros de música com a mesma qualidade do MP3.

  • Taxa de bits — taxa de transferência expressa em bits por segundo, utilizada em ficheiros digitais de música. O tamanho e a qualidade de um ficheiro áudio comprimido são determinados pela taxa de bits utilizada durante a codificação do ficheiro.

  • Frequência de amostragem — este valor representa a taxa de conversão do sinal analógico para digital (conversão A/D) por segundo.

  • Multisessão — é um dos métodos utilizados para gravar dados. A gravação única de dados num dispositivo denomina-se sessão única, enquanto uma gravação realizada várias vezes é designada por multisessão.

  • Etiqueta ID3/WMA — esta etiqueta faz parte do ficheiro codificado em MP3 ou WMA e contém informações relativas ao ficheiro digital de música, tal como o título da música, artista, título do álbum, taxa de bits de codificação, duração da faixa, etc. As informações da etiqueta ID3 são apresentadas no visor, na linha de álbum/artista/título da faixa.

* Windows® e Windows Media® são marcas registadas e/ou marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos da América e/ou noutros países.

Sequência de reprodução

image

Sequência de reprodução de música do dispositivo USB com MP3/WMA/AAC, como ilustrado anteriormente.

  • Os nomes das pastas que não contêm ficheiros MP3/WMA/AAC não são apresentados no visor.

  • Se existir um ficheiro no nível de topo do dispositivo, aparecerá [Pasta raiz].

  • A sequência de reprodução representa a ordem pela qual os ficheiros foram gravados pelo programa de gravação, e como tal poderão não ser reproduzidos na sequência desejada.

Tabela de especificações

Dispositivos multimédia suportados

USB2.0

Sistemas de ficheiros suportados

ISO9660 NÍVEL 1, ISO9660 NÍVEL 2, Romeo, Joliet

* ISO9660 nível 3 (escrita compacta) não suportado.

* Ficheiros guardados usando o Live File System Component (num computador baseado em Windows Vista) não são suportados.

Versões suportadas*1

MP3

Versão

MPEG1, MPEG2

Frequência de amostragem

8 kHz - 48 kHz

Taxa de bits

32 kbps - 448 kbps, VBR*4

WMA*3

Versão

WMA7, WMA8, WMA9, WMA9 Pro (excepto WMA9 Lossless, WMA9 Voice)

Frequência de amostragem

8 kHz - 48 kHz

Taxa de bits

5 kbps - 320 kbps, VBR*4

AAC

Versão

MPEG4 – AAC

Frequência de amostragem

8 kHz - 48 kHz

Taxa de bits

32 kbps - 192 kbps, VBR*4

Informações da etiqueta (Título da música e Nome do artista)

Etiqueta ID3 VER1.0, VER1.1, VER2.2, VER2.3, VER2.4 (apenas MP3)

Etiqueta WMA (apenas WMA)

Níveis de pastas

Níveis de pastas: 8, Pastas: 2500 (incluindo a pasta raiz), Ficheiros: 32000

Códigos de caracteres visualizáveis*2

01: ASCII, 02: ISO-8859-1, 03: UNICODE (UTF-16 BOM Big Endian), 04: UNICODE (UTF-16 Non-BOM Big Endian), 05: UNICODE (UTF-8), 06: UNICODE (Non-UTF-16 BOM Little Endian)

  • *1Não é possível reproduzir ficheiros criados com uma frequência de amostragem de 48 kHz e uma taxa de bits de 64 kbps.
  • *2Os códigos disponíveis dependem dos tipos de multimédia, das versões e das informações que serão apresentadas.
  • *3Ficheiros WMA protegidos (DRM) não são reproduzidos.
  • *4Quando são reproduzidos ficheiros VBR, o tempo de reprodução pode não ser correctamente apresentado. WMA7 e WMA8 não são aplicados a VBR.

Guia de resolução de problemas

Sintoma

Causa e solução

Não é possível reproduzir

O dispositivo USB foi inserido incorrectamente.

Verifique se há condensação dentro do leitor e, caso haja, espere até a condensação ter desaparecido (cerca de 1 hora) antes de usar o leitor.

Se houver uma mistura de ficheiros de música e ficheiros de áudio comprimidos num dispositivo USB, apenas os ficheiros de música são reproduzidos.

Não é possível reproduzir ficheiros com extensões que não sejam “.MP3”, “.WMA”, “.M4A”, “.mp3”, “.wma” ou “.m4a”. Para além disso, os códigos de caracteres e o número de caracteres para os nomes das pastas e para os nomes dos ficheiros devem estar em conformidade com as especificações.

Verifique se o dispositivo USB está protegido por direitos de autor.

Demora bastante tempo até a música começar a tocar.

Se existirem muitos níveis de pastas ou ficheiros nos ficheiros de MP3/WMA/AAC, poderá demorar algum tempo até a música começar a reprodução.

Se existirem muitos níveis de pastas ou ficheiros no dispositivo USB, poderá demorar algum tempo até a música começar a reprodução.

Interrupções ou saltos na música

O software e o hardware de gravação poderão não ser compatíveis. A velocidade de gravação, profundidade de gravação, largura de gravação, etc., poderão não estar de acordo com as especificações do sistema. Tente utilizar a velocidade de gravação mais baixa.

Saltos em ficheiros com taxa de bits elevada

Podem ocorrer saltos quando existe uma grande quantidade de dados, como no caso de dados com uma taxa de bits elevada.

Passa imediatamente para a música seguinte durante a reprodução.

Quando um ficheiro que não é de MP3/WMA/AAC recebe uma extensão “.MP3”, “.WMA”, “.M4A”, “.mp3”, “.wma” ou “.m4a”, quando a reprodução é proibida devido a protecção de direitos de autor, o leitor passa para a música seguinte.

As músicas não são reproduzidas pela ordem pretendida.

A sequência de reprodução representa a ordem pela qual os ficheiros foram gravados pelo programa de gravação, e como tal poderão não ser reproduzidos na sequência desejada.

As opções de reprodução aleatória podem estar activas no sistema de áudio ou num dispositivo USB.

Tópico ascendente: