Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual

8.2.3. Filtro de partículas de gasolina (GPF) (consoante equipamento)

O seu veículo está equipado com um filtro de partículas de gasolina (GPF) como parte do sistema de controlo de emissões.

O GPF filtra as partículas de carbono dos gases de escape, reduzindo a emissão de fuligem para o ambiente.

Em condições normais de condução, as partículas de carbono acumuladas no GPF são queimadas regularmente, esvaziando deste modo o filtro de partículas de carbono. Deste modo, o GPF é “regenerado” e fica de novo totalmente funcional para filtrar as partículas de carbono dos gases de escape, conforme o previsto.

image
  • Em determinadas condições de condução, o GPF pode ficar saturado/obstruído porque essas condições de condução impedem a regeneração automática do filtro. Neste caso, aparece uma mensagem no visor de informações do veículo.

    image
  • Quando a mensagem [Exhaust Filter/Self Clean in Progress] aparece no visor de informações do veículo, o regime do motor é automaticamente aumentado para queimar as partículas de carvão. Quando esta mensagem é apresentada, continue a conduzir adequadamente, desde que as condições legais e de segurança o permitam, até que a mensagem seja desactivada.

image
  • Quando a mensagem [Exhaust Filter/Maintenance Required Service now] aparece no visor de informações do veículo, visite sempre um concessionário NISSAN ou oficina autorizada mais próximo, logo que possível. A luz indicadora de avaria (MIL) pode também acender-se. A condução prolongada com a mensagem apresentada e/ou a MIL acesa pode conduzir a danos no sistema de filtro de escape.

  • Quando a mensagem [Exhaust Filter/Maintenance Required Service now] aparece no visor de informações do veículo, o sistema cruise control (consoante equipamento), Intelligent Cruise Control (ICC) (consoante equipamento) e ProPILOT Assist (consoante equipamento) será desactivado.

O que pode fazer para evitar a saturação/obstrução do GPF:

  • Evite viagens curtas repetidas e frequentes em que o motor não atinge a sua temperatura de funcionamento normal.

  • Conduza regularmente o veículo a velocidades superiores a 60 km/h (37 MPH) durante longos períodos (mais de 30 minutos).

Tópico ascendente: