Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual

8.11.1. Funcionamento do sistema

O sistema TSR apresenta os seguintes tipos de sinais:

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  • (A) Limite de velocidade mais recente detectado
  • (B) Limite de velocidade nacional
  • (C) Nenhuma informação relativa ao limite de velocidade
  • (D) Zona de ultrapassagem proibida
  • (E) Fim de zona de ultrapassagem proibida
  • (F) Limite de velocidade condicional, com as seguintes condições disponíveis:
  • (G) Neve
  • (H) Reboque
  • (I) Veículos de mercadorias
  • (J) Genérico
  • (K) Curva para a esquerda permitida
  • (L) Curva para a direita permitida
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  • O sistema TSR pretende auxiliar uma condução cuidadosa. É da responsabilidade do condutor permanecer alerta, conduzir em segurança e cumprir o código da estrada aplicável, incluindo a atenção aos sinais de trânsito.

  • O sistema TSR pode não funcionar correctamente em todas as condições. Seguem-se alguns exemplos:

    • Quando há chuva, neve ou sujidade no pára-brisas, em frente da unidade da câmara multi-sensora dianteira.

    • Quando a luminosidade dos faróis se encontra diminuída devido a sujidade na lente ou quando a altura dos faróis não está devidamente regulada.

    • Quando a unidade da câmara é alvo de luz intensa. (Por exemplo, quando a luz incide directamente sobre a dianteira do veículo ao nascer ou ao pôr-do-sol).

    • Quando se dá uma alteração súbita da luminosidade. (Por exemplo, quando o veículo entra ou sai de um túnel, ou quando passa debaixo de uma ponte).

    • Quando há pouca visibilidade. (Por exemplo, iluminação insuficiente da estrada, más condições atmosféricas, com chuva, neve, nevoeiro ou spray intenso.)

    • Quando os sinais de trânsito estão danificados ou não são padronizados. (Por exemplo, tamanho, altura, direcção ou luminosidade incorrectos, ou estão partidos ou dobrados.)

    • Quando os sinais de trânsito são difíceis de detectar. (Por exemplo, estão cobertos de sujidade ou neve, ou há iluminação insuficiente.)

    • Quando os sinais de trânsito são ambíguos. (Por exemplo, sinais de trânsito em locais com obras, em faixas adjacentes ou em faixas de saída.)

    • Quando há algum objecto semelhante aos sinais de trânsito. (Por exemplo, sinais, placas ou estruturas semelhantes.)

    • Quando os sinais de trânsito de passagem estão fora do campo de visão da câmara. (Por exemplo, após uma curva apertada ou localizados demasiado longe.)

    • Quando os sinais de trânsito eléctricos são difíceis de detectar. (Por exemplo, baixo contraste, localizados demasiado longe ou 3 dígitos.)

    • Em áreas não cobertas pelo sistema de navegação (consoante equipamento).

    • Se houver desvios em relação à navegação (consoante equipamento), por exemplo, devido a alterações ao percurso.

    • Ao ultrapassar autocarros ou camiões com autocolantes de limite de velocidade.

    • Quando os dados do sistema de navegação (consoante equipamento) não estão actualizados ou estão indisponíveis.

  • O sistema TSR pode apresentar um sinal de trânsito mesmo apesar de não haver qualquer sinal de trânsito à frente do veículo. Pode apresentar um limite de velocidade diferente do aplicável a um veículo de passageiros. (O sinal de limite de velocidade máxima pode apresentar um número superior ou inferior ao da velocidade máxima real, por exemplo, quando detectar um sinal de limite de velocidade para camiões, um limite de velocidade diferente consoante a hora do dia ou o dia da semana ou um sinal de limite de velocidade que utilize unidades diferentes perto de uma fronteira, quando detectar um sinal de trânsito eléctrico ou sem indicação do limite de velocidade, quando detectar um limite de velocidade irrelevante ao passar por uma saída de via rápida ou entroncamento, etc.)

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