Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual
8.22.1. Funcionamento do sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões
Se for detectado um risco de colisão dianteira, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões fornece primeiro o aviso ao condutor fazendo piscar o indicador (amarelo) de detecção de veículo à frente no visor de informações do veículo e fornecendo um aviso sonoro, e fazendo com que o sistema de travões estremeça (aplicação parcial rápida). Além disso, o sistema aplica uma travagem parcial.
Se o condutor aplicar os travões com força e rapidez, mas o sistema detectar que ainda existe a possibilidade de colisão frontal, o sistema aumenta automaticamente a força de travagem.
Se o condutor não agir, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões emite o segundo aviso visual (intermitente vermelho e branco) e o aviso sonoro. Em seguida, o sistema aplica travagem parcial quando a condição para tal estiver cumprida.
Se o risco de colisão se tornar iminente, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões aplica automaticamente uma travagem mais intensa.
O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões actua quando o veículo é conduzido a velocidades superiores a 5 km/h (3 MPH).
No que diz respeito à função de detecção de peões e ciclistas (consoante equipamento), o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões actua a velocidades entre 10 - 80 km/h (6 - 50 MPH).
A assistência a entroncamentos (consoante equipamento) funciona a velocidades do veículo entre 10 - 25 km/h (6 - 16 MPH).
Ao virar para a esquerda ou direita, o sinal de mudança de direcção deve ser activado para assegurar que os veículos em sentido contrário podem ser detectados pela assistência a entroncamentos.
As luzes de travagem do veículo acendem-se quando a travagem é efectuada pelo sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões.
Quando o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões detecta um obstáculo no caminho do veículo e apresenta o respectivo aviso, poderá ser ouvido um ruído no compartimento do motor à medida que o veículo prepara os travões para melhorar o tempo de resposta.
Consoante a velocidade do veículo e a distância até ao veículo que segue à frente ou ao peão ou ciclistas, bem como as condições de condução e da estrada, o sistema pode ajudar o condutor a evitar uma colisão à frente, ou ajudar a mitigar as consequências caso a colisão seja inevitável.
Se o condutor estiver a manusear o volante, a acelerar ou a travar, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões actuará mais tarde ou não actuará.
A travagem automática pára nas seguintes condições:
Quando o volante é girado o necessário para evitar uma colisão.
Quando o pedal do acelerador está premido.
Quando já não existe nenhum veículo, peão detectado à frente.
Se o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões tiver parado o veículo, este permanece imóvel durante aproximadamente 2 segundos antes de os travões serem libertados.
Quando o pedal do travão é premido enquanto o travão está a ser aplicado pelo sistema, poderá sentir que o esforço no pedal mudou, e poderá ouvir um som e um ruído de vibração. Isso é normal e não constitui qualquer anomalia. Além disso, a força de travagem pode aumentar com o aumento do esforço no pedal.