Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual
8.14.3. Limitações do sistema ELA
Seguem-se as limitações do sistema ELA. A utilização do veículo sem ter em conta estas limitações do sistema pode dar origem a ferimentos graves ou morte.
O sistema ELA poderá ser activado se cruzar um delimitador de faixa sem activar primeiro o sinal indicador de mudança de direcção ou, por exemplo, se uma zona de obras direccionar o trânsito por cima de um delimitador de faixa existente. Se tal ocorrer, poderá ter de corrigir a direcção para concluir a mudança de faixa.
Uma vez que o ELA poderá não se activar nas condições de estrada, meteorológicas e dos delimitadores de faixa descritas nesta secção, poderá não se activar sempre que o veículo começa a deixar a faixa, o que significa que pode ter de corrigir a direcção.
O sistema ELA não funciona a velocidades inferiores a cerca de 60 km/h (37 MPH) ou se não conseguir detectar delimitadores de faixa.
Quando o sistema ELA detecta veículos em sentido contrário em faixas adjacentes, o sistema ELA não funciona a velocidades superiores a aproximadamente 120 km/h (74 MPH).
NÃO utilize o sistema ELA nas seguintes condições, pois poderá haver um efeito grave na segurança do veículo com risco de acidente e ferimentos ou morte.
Quando conduzir com os pneus em condições anormais (por exemplo, desgaste do pneu, baixa pressão do pneu, correntes no pneu, rodas não convencionais). Consulte
.Quando o veículo está equipado com peças de travões ou peças de suspensão não originais.
Quando estiver a rebocar um atrelado ou outro veículo.
O sistema ELA pode não funcionar correctamente nas seguintes condições
Durante condições meteorológicas adversas (chuva, nevoeiro, neve, etc.).
Durante a condução em piso escorregadio, por exemplo, devido a gelo ou neve.
Durante a condução em estradas sinuosas ou irregulares.
Quando existe uma faixa fechada devido a obras na estrada.
Durante a condução numa faixa improvisada ou temporária.
Durante a condução em estradas com faixas demasiado estreitas.
Em estradas com vários riscos delimitadores de faixa paralelos; riscos delimitadores de faixa esmaecidos ou pouco claramente pintados; riscos delimitadores de faixa amarelos; riscos delimitadores de faixa diferentes dos normais; riscos delimitadores de faixa cobertos de água, terra, neve, etc.
Em estradas cuja berma não esteja claramente visível.
Em estradas onde os riscos delimitadores de faixa abolidos ainda sejam detectáveis.
Em estradas com curvas apertadas.
Em estradas com objectos de contraste elevado, como sombras, neve, água, sulcos, arestas ou linhas derivadas de reparações na estrada. (O sistema ELA pode detectar esses itens como riscos delimitadores de faixa).
Em estradas em que as faixas de rodagem se fundam ou se dividam.
Quando o sentido de circulação do veículo não está alinhado com o risco delimitador de faixa.
Se circular próximo do veículo da frente, o que resulta em obstrução do alcance de detecção da unidade de câmara de faixas.
Quando a chuva, neve ou sujidade adere ao pára-brisas à frente da unidade da câmara de faixas.
Quando a luminosidade dos faróis se encontra diminuída devido a sujidade na lente ou quando a altura dos faróis não está devidamente regulada.
Quando a unidade da câmara de faixas é alvo de luz intensa. (Por exemplo, quando a luz incide directamente sobre a dianteira do veículo ao nascer ou ao pôr-do-sol).
Quando se dá uma alteração súbita da luminosidade. (Por exemplo, quando o veículo entra ou sai de um túnel, ou quando passa debaixo de uma ponte).
Seguem-se as limitações da função de detecção de ultrapassagem do sistema ELA. A utilização do veículo sem ter em conta estas limitações do sistema pode dar origem a ferimentos graves ou morte.
O sistema ELA não consegue detectar todos os veículos em ultrapassagens em todas as condições.
Os sensores do radar poderão não conseguir detectar e activar o ELA na presença de determinados objectos, como por exemplo:
Peões, bicicletas, animais.
Veículos, como motociclos, veículos de altura reduzida ou veículos com grande altura ao solo.
Veículos que permaneçam na zona de detecção quando acelera após uma paragem.
Um veículo que se funda com uma faixa contígua a uma velocidade aproximada da do seu veículo.
Um veículos que se aproxime rapidamente por trás.
Um veículo ultrapassado muito rapidamente pelo seu.
Um veículo que passe rapidamente pela zona de detecção.
A zona de detecção dos sensores de radar foi concebida com base na largura de faixas padrão. Ao conduzir numa faixa mais larga, os sensores de radar poderão não detectar os veículos na faixa contígua. Ao conduzir numa faixa estreita, os sensores de radar poderão detectar veículos que circulem a duas faixas de distância.
Os sensores de radar foram concebidos para ignorar a maior parte dos objectos estáticos. No entanto, objectos como rails de protecção, muros, folhagem e veículos estacionados podem, esporadicamente, ser detectados. Isso faz parte do funcionamento normal.
As seguintes condições podem reduzir a capacidade que o radar tem de detectar outros veículos:
Condições meteorológicas severas
Pulverizações na estrada
Acumulação de gelo/geada/sujidade no veículo
Não coloque autocolantes (incluindo material transparente), nem instale acessórios ou aplique tinta perto dos sensores de radar. Estas condições podem reduzir a capacidade que o radar tem de detectar outros veículos.
Seguem-se as limitações da função de detecção de veículos em sentido contrário do sistema ELA. A utilização do veículo sem ter em conta estas limitações do sistema pode dar origem a ferimentos graves ou morte.
O sistema ELA não consegue detectar todos os veículos em sentido contrário em todas as condições.
Os seguintes não são detectados como veículos em sentido contrário:
Peões, bicicletas, animais.
Veículos, como motociclos, veículos de altura reduzida ou veículos com grande altura ao solo.
Veículos estacionados ou veículos a baixa velocidade.
Veículos em sentido contrário na mesma faixa.
O sistema ELA pode não funcionar devidamente ou detectar um veículo em sentido contrário nas seguintes condições:
Má visibilidade (condições como chuva, neve, nevoeiro, tempestades de pó, tempestades de areia, fumo e o spray da estrada de outros veículos).
Se a área do sensor de radar ou a área da câmara do pára-brisas estiver coberta de sujidade, gelo, neve ou qualquer outra matéria.
Se uma luz forte (por exemplo, a luz do sol ou faróis altos) incidirem na câmara dianteira ou se ocorrer uma mudança de luminosidade brusca (por exemplo, entrar num túnel ou conduzir com relâmpagos).
Em condições de escuridão ou iluminação fraca, como à noite ou dentro de túneis, incluindo casos em que os faróis do veículo estejam apagados ou baixos, ou em que as luzes traseiras do veículo que circula à frente estejam apagadas.
Quando a direcção da câmara está mal alinhada.
Ao conduzir em descidas acentuadas, em estradas com curvas acentuadas e/ou em estradas irregulares ou sujas.
Se houver interferência de outras fontes de radar.
Quando a posição ou o movimento do seu veículo mudar rápida ou significativamente (por exemplo, mudança de faixa, viragem do veículo, movimento brusco do volante, aceleração ou desaceleração repentina).
Se o veículo que vai à frente tiver um formato único ou invulgar, uma distância ao solo extremamente baixa ou alta, transportar uma carga invulgar ou for estreito (por exemplo, um motociclo).
Quando o sistema ELA estiver a funcionar, o condutor poderá ouvir um som de travões a funcionar. Isso é normal e indica que o sistema ELA está a funcionar correctamente.