Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual
8.21.8.7. Limitações do sistema ICC
Seguem-se as limitações do sistema ICC. A utilização do veículo sem ter em conta estas limitações do sistema pode dar origem a ferimentos graves ou morte:
O sistema ICC destina-se principalmente para uso em estradas rectas, secas e abertas com pouco trânsito. Não é aconselhável utilizar o sistema ICC no trânsito urbano ou em áreas congestionadas.
O sistema ICC não se adapta automaticamente às condições da estrada. Este sistema deve ser usado em trânsito homogéneo. Não utilize o sistema em estradas com curvas apertadas, em estradas com gelo, durante chuva forte ou nevoeiro.
Como há limitações ao desempenho da função de controlo da distância, nunca dependa apenas no sistema ICC. Este sistema não corrige descuidos, faltas de atenção ou condução ausente, nem ultrapassa má visibilidade devida a chuva, nevoeiro ou outras más condições meteorológicas. Desacelere a velocidade do veículo carregando no pedal do travão, dependendo da distância ao veículo da frente e às circunstâncias circundantes, a fim de manter uma distância segura entre veículos.
Quando o sistema ICC pára automaticamente o veículo, o seu veículo pode acelerar automaticamente se o veículo estiver parado durante menos de cerca de 3 segundos. Esteja preparado para parar o seu veículo se necessário.
Verifique sempre as redondezas antes de voltar a ligar o veículo.
Preste sempre atenção ao funcionamento do veículo e esteja pronto para controlar manualmente uma distância segura. O sistema ICC pode não conseguir manter a distância seleccionada entre veículos (distância de seguimento) ou a velocidade seleccionada do veículo em algumas circunstâncias.
O sistema ICC não detecta os seguintes objectos:
Veículos imóveis ou em marcha lenta (quando o seu veículo se aproxima deles)
Peões ou objectos na estrada
Veículos em sentido contrário na mesma faixa
Motos que circulem desviadas da faixa de rodagem
O sistema ICC poderá não detectar um veículo a circular à frente em determinadas estradas, condições meteorológicas ou de condução. Para evitar acidentes, não utilize o sistema ICC nas seguintes condições:
Em estradas com trânsito intenso e a alta velocidade ou com curvas apertadas
Em estradas com superfícies escorregadias, como gelo ou neve, etc.
Em piso irregular, como estradas de terra batida acidentadas
Em estradas com descidas inclinadas (o veículo pode ir além da velocidade definida do veículo e a travagem frequente pode resultar no sobreaquecimento dos travões)
Em estradas com subidas e descidas repetidas
Durante condições meteorológicas adversas (chuva, nevoeiro, neve, etc.)
Quando a detecção do sensor está reduzida (condições como chuva, neve, nevoeiro, tempestades de pó, tempestades de areia e água da estrada projectada por outros veículos)
Quando a área do sensor de radar estiver coberta de sujidade, gelo, neve ou qualquer outra matéria
Quando as condições de trânsito dificultarem a manutenção da distância adequada entre os veículos devido a frequentes acelerações e desacelerações
Quando um veículo com um formato complexo, como um transportador ou camião de transporte/atrelado, está próximo do veículo à frente
Quando houver interferência de outras fontes de radar
Quando há excesso de peso da bagagem no banco traseiro ou no espaço de carga do seu veículo
Não utilize o sistema ICC quando rebocar um atrelado ou outro veículo. O sistema pode não detectar um veículo à frente.
Em algumas condições de estrada ou trânsito, um veículo ou objecto pode surgir inadvertidamente na zona de detecção do sensor e provocar a travagem automática. Mantenha-se sempre alerta e evite utilizar o sistema ICC quando não for recomendado nesta secção de aviso.
O sistema ICC também utiliza uma câmara multi-sensora dianteira. Seguem-se algumas condições nas quais a câmara pode não detectar correctamente um veículo e a detecção do veículo à frente pode demorar:
Má visibilidade (condições como chuva, neve, nevoeiro, tempestades de pó, tempestades de areia e água da estrada projectada por outros veículos)
A área da câmara do pára-brisas estiver embaciada ou coberta com sujidade, gotas de água, gelo, neve, etc.
Luz forte (por exemplo, luz do sol ou faróis de máximos de veículo na outra direcção) incidir na câmara
Uma alteração súbita da luminosidade (por exemplo, quando o veículo entra ou sai de um túnel, ou uma área de sombra ou luz intermitente)
O sistema ICC foi concebido para verificar automaticamente o funcionamento do sensor do radar, dentro de certas limitações
A zona de detecção do sensor do radar é limitada. Um veículo à frente deve estar na zona de detecção para que o sistema ICC mantenha a distância seleccionada ao veículo da frente. Um veículo à frente pode sair da zona de detecção devido à sua posição na mesma faixa de rodagem. As motos podem não ser detectadas na mesma faixa à frente se circularem desviadas da linha central da faixa. Um veículo que entre à frente na faixa pode não ser detectado até entrar por completo na faixa.
Caso isso ocorra, o sistema ICC pode avisá-lo piscando o indicador do sistema e tocando o sinal sonoro. O condutor pode ter de controlar manualmente a distância ao veículo da frente.
Ao circular em certas estradas, como estradas sinuosas, com subidas, curvas, estradas estreitas, ou estradas com obras, o sensor do radar pode detectar veículos numa faixa diferente ou pode não detectar temporariamente um veículo à frente. Isto pode fazer com que o sistema ICC desacelere ou acelere o veículo.
A detecção de veículos também poderá ser afectada pela utilização do veículo (manobra de direcção ou posição de condução na faixa, etc.) ou pelo estado do veículo.
Caso isso ocorra, o sistema ICC pode avisá-lo piscando o indicador do sistema ou tocando o sinal sonoro inesperadamente. Terá de controlar manualmente a distância correcta relativamente ao veículo da frente.