Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual

8.22.3. Limitações do sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões

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Segue-se uma lista das limitações do sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões. A utilização do veículo sem ter em conta estas limitações do sistema pode dar origem a ferimentos graves ou morte.

  • O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões não consegue detectar todos os veículos, peões ou ciclistas em todas as condições.

  • O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões não detecta os seguintes objectos:

    • Peões pequenos (incluindo crianças pequenas) e animais.

    • Peões em cadeiras de rodas ou noutros transportes portáteis, como por exemplo, trotinetes, brinquedos utilizados por crianças e skates.

    • Peões que estejam sentados ou não se encontrem em posição totalmente erecta ou de caminhada.

    • Veículos na transversal.

    • Obstáculos na berma.

    • Veículos estacionados.

  • A assistência a entroncamentos (consoante equipamento) não detecta o seguinte:

    • Veículo em sentido contrário em frente do seu veículo.

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  • O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões tem algumas limitações de desempenho.

    • Se houver um veículo imobilizado no caminho do seu veículo, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões não funciona quando o veículo é conduzido a velocidades superiores a cerca de 100 km/h (62 MPH).

  • O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode não funcionar com peões e ciclistas (modelos com detecção de ciclistas) no escuro ou em túneis, mesmo com a iluminação da estrada.

  • O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode não funcionar se o veículo que circula , à frente for estreito (por exemplo, um motociclo).

  • O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode não funcionar se a diferença de A velocidade entre os dois veículos for demasiado reduzida.

  • O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões poderá não aplicar travagem quando a velocidade do veículo for alta no intervalo de funcionamento.

  • Para peões, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode não emitir o primeiro aviso.

  • O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode não funcionar devidamente ou detectar um veículo, peão ou ciclista (modelos com detecção de ciclistas) à frente nas seguintes condições:

    • Em condições de escuridão ou iluminação fraca, como à noite ou dentro de túneis, incluindo casos em que os faróis do veículo estejam apagados ou baixos, ou em que as luzes traseiras do veículo que circula à frente estejam apagadas.

    • Quando a direcção da câmara está mal alinhada.

    • Má visibilidade (condições como chuva, neve, nevoeiro, tempestades de pó, tempestades de areia e água da estrada projectada por outros veículos).

    • Condução em descidas acentuadas ou estradas com curvas apertadas.

    • Condução em piso irregular, como estradas de terra batida acidentadas.

    • Se houver sujidade, gelo, neve ou qualquer outra matéria a cobrir a área do sensor de radar.

    • Interferência de outras fontes de radar.

    • A área da câmara do pára-brisas está embaciada ou coberta com sujidade, gotas de água, gelo, neve, etc.

    • Luz forte (por exemplo, luz do sol ou faróis de máximos de veículo na outra direcção) incidir na câmara. Iluminação intensa que lance sombra sobre a área em torno do peão ou ciclista, dificultando a visibilidade.

    • Alteração súbita da luminosidade. (Por exemplo, quando o veículo entra ou sai de um túnel, ou uma área de sombra ou luz intermitente.)

    • O mau contraste de uma pessoa com o fundo, como ter roupa com padrão ou cor semelhante ao fundo.

    • O perfil do peão está parcialmente obscurecido ou indefinido; por exemplo, devido à bagagem que transporta, empurra um carrinho, usa roupa ou acessórios volumosos ou muito folgados ou tem uma postura única (por exemplo, está com as mãos ao alto).

    • Quando a posição ou o movimento do seu veículo mudar rápida ou significativamente (por exemplo, mudança de faixa, viragem do veículo, movimento brusco do volante, aceleração ou desaceleração repentina).

    • Quando o seu veículo ou o veículo, peão ou ciclista à sua frente se move rápida ou significativamente de forma que o sistema não consegue detectar e reagir a tempo (por exemplo, peão a mover-se rapidamente na direcção do veículo a curta distância, veículo que se intromete na sua faixa, mudança de faixas, fazer uma curva, movimento brusco do volante, aceleração ou desaceleração repentina).

    • Quando o veículo, peão ou ciclista é desviado do percurso de avanço do veículo.

    • Se a diferença de velocidade entre os dois veículos for pequena.

    • Durante aproximadamente 15 segundos após o sistema e-POWER ser ligado.

    • Se o veículo que vai à frente ou o veículo em sentido contrário tiver um formato único ou invulgar, uma distância ao solo extremamente baixa ou alta, transportar uma carga invulgar ou for estreito (por exemplo, um motociclo).

    • Quando o veículo, peão ou ciclista estiver posicionado perto de um sinal de trânsito, uma área reflectora (por exemplo, água na estrada) ou estiver à sombra.

    • Quando vários peões ou ciclistas estiverem agrupados.

    • Quando a visão do peão ou ciclista estiver obscurecida por um veículo ou por outro objecto.

    • Enquanto estiver a rebocar um atrelado ou outro veículo.

  • A assistência a entroncamentos (consoante equipamento) pode não funcionar devidamente ou detectar um veículo ou peão em sentido contrário nas seguintes condições:

    • Ao conduzir numa faixa de rodagem separada mais de 2 faixas de veículos em sentido contrário ao efectuar uma curva para a direita/esquerda.

    • Ao não dirigir-se na direcção de um veículo em sentido contrário durante uma curva para a direita/esquerda.

    • Ao atravessar a faixa de um veículo em sentido contrário e um veículo em sentido contrário aproxima-se.

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    • Ao virar abruptamente ou numa curva muito larga.

    • Quando a linha central não é reconhecida pelo sistema.

    • Quando há diversos veículos em sentido contrário uns a seguir aos outros em fila.

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    • Quando a faixa é mais larga ou estreita do que o normal.

    • Quando a linha central está localizada próximo de um delimitador de estrada.

  • O desempenho do sistema pode ser pior nas seguintes condições:

    • Veículo conduzido em piso escorregadio.

    • Veículo conduzido num declive.

    • Quando há excesso de peso da bagagem no banco traseiro ou no espaço de carga do seu veículo.

  • O sistema foi concebido para verificar automaticamente o funcionamento do sensor (radar e câmara), dentro de certas limitações. O sistema pode não conseguir detectar obstrução na área do sensor, como por exemplo, gelo, neve, autocolantes. Nestes casos, o sistema poderá não ter a capacidade de avisar adequadamente o condutor. Certifique-se de que verifica, limpa e desobstrui regularmente as áreas de sensor.

  • Em determinadas condições da estrada e de trânsito, o sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode aplicar, inesperadamente, travagem parcial. Quando for necessária aceleração, prima o pedal do acelerador para se sobrepor ao sistema.

  • O ruído excessivo interfere com o aviso sonoro, que poderá não ser ouvido.

  • As distâncias de travagem aumentam em superfícies escorregadias.

  • O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões poderá funcionar quando os seguintes itens tiverem contornos semelhantes a peões ou ciclistas (modelos com detecção de ciclista), ou se tiverem o mesmo tamanho e a mesma posição das luzes traseiras de um veículo e motociclo.

    • Tinta, uma sombra ou um padrão na estrada, berma ou parede (incluindo delimitadores de faixa esmaecidos ou fora do comum).

    • Uma forma criada por estruturas rodoviárias (tais como túneis, viadutos, sinais de trânsito, reflectores instalados nas laterais de veículos, películas reflectoras e rails de protecção), objectos na berma da estrada (árvores, edifícios) e fontes de luz.

    • Uma forma criada por objectos à beira da estrada, tais como árvores, iluminação, sombras ou edifícios.

  • O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode também continuar a funcionar quando o veículo da frente virar para a direita ou esquerda.

  • O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode funcionar quando o seu veículo se estiver a aproximar ou a ultrapassar um veículo da frente.

  • Dependendo do formato da estrada (estrada com curva, entrada e saída de curva, estrada sinuosa, regulação da faixa, em obras, etc.), a função pode funcionar temporariamente devido ao veículo em sentido contrário em frente ao seu veículo.

  • O sistema Intelligent Emergency Braking (Travagem de emergência inteligente) com detecção de peões pode reagir a:

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    • Objectos à beira da estrada (sinal de trânsito, separador, peão ou ciclista, veículo, etc.).

    • Objectos por cima da estrada (ponte baixa, sinal de trânsito, etc.).

    • Objectos na superfície da estrada (carris, grelhas, placa de aço, etc.).

    • Objectos num parque de estacionamento (viga, etc.).

    • Peões, ciclistas ou motociclos que se aproximem da faixa de rodagem.

    • Peões e ciclistas ao conduzir por becos estreitos, por exemplo.

    • Peões e ciclistas que se desloquem ou aproximem temporariamente da faixa de rodagem para evitar obstáculos à beira da estrada.

    • Objectos na estrada, tais como árvores.

    • Veículos, peões, ciclistas, motociclos ou objectos na faixa adjacente ou perto do veículo.

    • Peões ou ciclistas em sentido contrário.

  • A assistência a entroncamentos (consoante equipamento) pode reagir ao seguinte ao efectuar uma curva à direita/esquerda:

    • Quando um veículo em sentido contrário ou um peão a atravessar já tiver saído do caminho do seu veículo.

    • Se estiver muito perto da dianteira de um veículo em sentido contrário ou de um peão a atravessar.

    • Quando um veículo em sentido contrário ou um peão a atravessar parar antes de entrar no caminho do seu veículo.

    • Quando um veículo em sentido contrário virar à direita ou esquerda à frente do seu veículo.

  • A assistência a entroncamentos (consoante equipamento) também pode reagir ao seguinte:

    • Quando o movimento do veículo em sentido contrário não puder ser previsto devido a curvas repentinas à esquerda/direita ou desaceleração dos veículos em sentido contrário.

  • As distâncias de travagem aumentam em superfícies escorregadias.

  • O ruído excessivo interfere com o aviso sonoro, que poderá não ser ouvido.

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Quando conduzir em algumas estradas, como estradas sinuosas, colinas, curvas, estradas estreitas, ou estradas com obras ou numa subida, o sistema pode detectar veículos numa faixa diferente ou pode não detectar temporariamente um veículo à frente. Isso pode causar o funcionamento incorrecto do sistema.

A detecção de veículos também poderá ser afectada pela utilização do veículo (manobra de direcção ou posição de condução na faixa, etc.) ou pelo estado do veículo. Se tal ocorrer, o sistema poderá avisá-lo fazendo piscar o indicador do sistema e emitindo um sinal sonoro inesperadamente. Terá de controlar manualmente a distância correcta relativamente ao veículo da frente.

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