Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual

8.3.2. Precauções de segurança para a condução

O seu veículo foi concebido para uma utilização em estrada normal e fora da estrada. Contudo, evite conduzir sobre cursos de água profundos ou sobre lama, pois o seu veículo foi concebido sobretudo para utilização de lazer, ao contrário de um veículo todo-o-terreno convencional.

Tenha em consideração que os modelos com tracção às duas rodas (2WD) possuem menor capacidade do que os de tracção às quatro rodas (4WD) para condução em estradas com mau piso ou capacidade de resgate do veículo atolado, como por exemplo em neve, lama ou semelhantes.

Respeite as seguintes precauções:

image
  • Conduza cuidadosamente quando se encontra fora da estrada e evite zonas perigosas. Todos os ocupantes deste veículo deverão sentar-se com o cinto de segurança apertado. Assim, o condutor e os ocupantes permanecerão na devida posição durante a condução fora da estrada.

  • Não conduza em superfícies muito inclinadas. Aborde as encostas inclinadas em posição perpendicular. Os veículos todo-o-terreno podem tombar para o lado mais facilmente do que para a frente ou para trás.

  • Muitas encostas são demasiado inclinadas para qualquer veículo. Se as subir, o motor poderá parar. Se descer, poderá não ser capaz de controlar a velocidade. Se abordar a encosta na diagonal, poderá tombar para o lado.

  • Não altere a mudança quando conduzir numa descida íngreme, pois pode perder o controlo do veículo.

  • Esteja mais atento quando alcançar o topo da encosta. Do lado oposto poderá haver uma falésia ou outro perigo que possa provocar um acidente.

  • Se o motor parar e não for possível alcançar o topo de uma encosta pronunciada, nunca tente mudar de direcção. O seu veículo poderia tombar ou capotar. Recue sempre em linha recta com a mudança R (marcha-atrás). Nunca desça em N (ponto morto), utilizando apenas o travão, pois isso pode provocar perda de controlo.

  • Uma forte travagem enquanto desce uma encosta poderá provocar o sobreaquecimento dos travões e a consequente perda de eficácia, resultando na perda de controlo sobre o carro e em acidente. Accione os travões levemente e utilize uma mudança baixa para controlar a velocidade.

  • Objectos soltos podem deslocar-se no habitáculo durante a condução fora da estrada. Fixe correctamente toda a carga de modo a esta não ser projectada para frente e provocar ferimentos em si ou nos outros passageiros.

  • Para evitar a elevação excessiva do centro de gravidade, não ultrapasse a capacidade de carga nominal das barras do tejadilho (consoante equipamento) e distribua a carga homogeneamente. Fixe em segurança os objectos pesados o mais baixo e à frente possível. Não equipe o veículo com pneus maiores do que os especificados neste manual. Isto poderá provocar o seu capotamento.

  • Na condução fora da estrada não segure o volante na parte interior ou nos raios. O volante pode virar de repente e provocar danos físicos nas mãos. Em vez disso, conduza segurando o aro do volante.

  • Antes de iniciar a marcha, certifique-se de que todos os ocupantes colocaram os cintos.

  • Conduza sempre com os tapetes colocados, pois o piso pode alcançar temperaturas elevadas.

  • Reduza a velocidade em caso de vento cruzado forte. Devido ao seu centro de gravidade mais alto, o seu veículo pode ser mais afectado por rajadas de vento cruzado. Velocidades menores garantem maior controlo sobre o veículo.

  • Nunca conduza acima da capacidade de desempenho dos pneus, mesmo com a 4WD engatada.

  • Para os veículos equipados com 4WD, não tente levantar duas rodas do chão e mudar a transmissão para qualquer velocidade ou posição de marcha-atrás com o sistema e-POWER em funcionamento. Se o fizer, poderá provocar danos na transmissão ou movimento inesperado do veículo que poderá resultar em danos graves no veículo ou danos pessoais.

  • Não tente testar um veículo equipado com 4WD num dinamómetro de 2 rodas (como alguns dos dinamómetros utilizados por alguns estados para testar as emissões) ou equipamento semelhante, mesmo que as outras duas rodas sejam levantadas do solo. Informe sempre o pessoal das instalações de teste de que o seu veículo está equipado com 4WD antes de ser colocado num dinamómetro. A utilização do equipamento de teste errado, poderá provocar danos na transmissão ou movimento inesperado do veículo que poderá resultar em danos graves no veículo ou danos pessoais.

  • Quando uma roda não estiver em contacto com o solo devido a uma superfície desnivelada, não rode excessivamente a roda (modelo 4WD).

  • Aceleração, manobras ou travagem bruscas podem provocar a perda de controlo sobre o veículo.

  • Se possível, evite mudanças de direcção repentinas ou manobras bruscas, especialmente a alta velocidade. O seu veículo tem um centro de gravidade mais elevado do que um carro de passageiros convencional. O veículo não foi concebido para curvar às mesmas velocidades do que um veículo de passageiros normal. A não utilização correcta deste veículo pode resultar na perda de controlo e/ou capotamento.

  • Utilize apenas pneus do mesmo tipo, dimensões, marca, construção (diagonal, diagonal reforçado ou radial) e desenho do piso em todas as quatro rodas. Instale dispositivos de tracção nas rodas dianteiras quando conduzir em estradas escorregadias e conduza com cuidado.

  • Teste os travões imediatamente após conduzir sobre lama ou água. Consulte

    para informações sobre travões molhados.
  • Evite estacionar o veículo em declives pronunciados. Se sair do veículo e este se mover para a frente, para trás ou para os lados, pode ferir-se.

  • Sempre que conduzir fora de estrada sobre areia, lama ou água ao nível do cubo das rodas, será necessária uma manutenção mais frequente. Consulte as informações de manutenção de um livro de manutenção separado.

Tópico ascendente: