Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual
4.3.1. Precauções relativas à utilização do cinto de segurança
Se estiver a utilizar o cinto de segurança ajustado correctamente e estiver sentado direito e bem encostado no banco, as hipóteses de ser ferido ou morto num acidente e/ou a gravidade dos ferimentos podem ser bastante reduzidos. A NISSAN recomenda a si e aos seus passageiros a colocação do cinto de segurança sempre que conduzir o veículo, mesmo se o seu banco incluir sistemas de airbag suplementares.
Os cintos de segurança foram concebidos para assentar sobre a estrutura óssea do corpo do ocupante e devem ser posicionados numa posição baixa sobre a anca ou sobre a anca, peito e ombros, conforme aplicável; a utilização da secção inferior do cinto na zona abdominal deve ser evitada. A utilização incorrecta do cinto de segurança pode provocar lesões graves.
Coloque a secção subabdominal do cinto o mais baixo e justo possível em torno da anca, e não sobre a cintura. A utilização da secção subabdominal do cinto demasiado alta pode aumentar o risco de lesões internas num acidente.
Não permita a utilização do mesmo cinto de segurança por várias pessoas. Cada conjunto do cinto de segurança apenas pode ser utilizado por um ocupante; a colocação do cinto de segurança à volta de uma criança transportada no colo de um ocupante constitui um factor de risco.
Nunca transporte mais pessoas do que o número de cintos de segurança existentes no veículo.
Nunca utilize os cintos de segurança ao contrário. Os cintos não devem ser usados com a fita torcida. Caso o faça, poderá reduzir a sua eficácia.
Os cintos de segurança devem ser ajustados o mais firmemente possível, mantendo o conforto, para proporcionar a protecção para a qual foram concebidos. Um cinto com folga irá reduzir significativamente a protecção do utilizador.
Todos os utilizadores deste veículo deverão utilizar sempre cinto de segurança. As crianças devem ser correctamente retidas no banco traseiro e, se for apropriado, numa cadeira para crianças.
Não passe o cinto por detrás das suas costas ou debaixo do braço. Coloque sempre o cinto sobre o ombro e a cruzar o tórax. O cinto deve estar sempre afastado da face e do pescoço, mas não a cair do ombro. A utilização incorrecta do cinto de segurança pode provocar lesões graves.
Não devem ser efectuadas quaisquer modificações ou adições por parte do utilizador que possam impedir o funcionamento dos dispositivos de regulação do cinto de segurança de modo a retirar a folga automática ou manualmente.
Deve-se ter cuidado para evitar a contaminação da fita do cinto com produtos de polimento, óleos, químicos e, em particular, com ácidos da bateria. A limpeza pode ser efectuada com segurança usando um sabão neutro e água. O cinto deve ser substituído se a fita do cinto ficar gasta, contaminada ou danificada.
Todos os conjuntos de cintos de segurança, incluindo os enroladores e o equipamento de fixação, deverão ser verificados, após qualquer colisão, por um concessionário ou uma oficina autorizada NISSAN. A NISSAN recomenda que todos os conjuntos de cintos de segurança em utilização durante uma colisão sejam substituídos, excepto no caso desta ser ligeira e os cintos não apresentarem danos, continuando a funcionar correctamente. Os conjuntos dos cintos de segurança não utilizados durante uma colisão devem também ser verificados e, quando necessário, substituídos se apresentarem danos ou funcionamento inadequado.
É fundamental substituir todo o conjunto após ter sido submetido a um impacto violento, mesmo que não haja danos evidentes.
Uma vez activado, o pré-tensor do cinto de segurança não pode ser reutilizado. Este deve ser substituído em conjunto com o enrolador. Contacte um concessionário ou uma oficina autorizada NISSAN.
A desmontagem e montagem de componentes dos sistemas de cinto de segurança com pré-tensor devem ser efectuadas por um concessionário ou por uma oficina autorizada NISSAN.