Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual
8.8.1.2. Selecção de mudanças
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- (A)Posição de ralenti (posição central)
Para mover a alavanca das mudanças,
| Prima o botão (1) para mudar. |
| Mudar sem premir o botão (1). |
Prima o comutador da posição P (2) para deslocar para a posição P (estacionamento).
Quando estiver na posição D (marcha-em-frente), deslize pela posição a fim de seleccionar a posição B.
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Certifique-se de que o veículo está na posição de mudança pretendida, verificando o indicador da mudança localizado na alavanca das mudanças ou mostrado no visor de informações do veículo.
Para mudar o veículo para a posição D (marcha-em-frente) da posição B, desloque novamente a alavanca das mudanças para a posição D (marcha-em-frente).
Depois de colocar o comutador de alimentação na posição READY to drive, pressione totalmente o pedal do travão e desloque a alavanca das mudanças para qualquer uma das posições pretendidas.
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O veículo aplica automaticamente a posição P (estacionamento) quando o comutador de alimentação está colocado na posição “OFF”.
Quando a luz indicadora READY to drive “
” ou “
” não se acender, a posição da mudança não pode ser mudada para D (marcha-em-frente), B ou R (marcha-atrás) mesmo se o comutador de alimentação estiver colocado na posição ON.
Se as seguintes condições tiverem sido cumpridas, a posição da mudança pode ser colocada automaticamente na posição P (estacionamento).
Quando o cinto de segurança do condutor não for colocado.
Quando a porta do condutor está aberta.
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A alavanca das mudanças está sempre na posição central quando é libertada. Quando o comutador de alimentação é colocado na posição READY to drive, o condutor tem de certificar-se de que o veículo está na posição P (estacionamento). A luz indicadora acima de P na alavanca das mudanças acende-se e P é apresentado no visor de informações do veículo. Se o veículo estiver em D (marcha-em-frente) ou R (marcha-atrás) quando o comutador de alimentação for colocado na posição READY to drive, isto pode provocar um arranque repentino que poderá resultar num acidente.
Numa estrada inclinada, não deixe o veículo descair na posição D (marcha-em-frente) ou tombar na posição R (marcha-atrás). Isto pode provocar um acidente.
Não coloque a alavanca das mudanças na posição N (ponto-morto) enquanto conduz. O travão regenerativo não é operado, o que poderia resultar num acidente.
Se o travão regenerativo não funcionar suficientemente, prima o pedal do travão para diminuir a velocidade do veículo.
Ao parar ou estacionar numa estrada em subida ou descida, prima o pedal do travão e pare o veículo. Se o veículo continuar parado apenas com o pedal do acelerador premido e o pedal do travão solto, o motor eléctrico para condução pode causar sobreaquecimento. Quando parar o veículo, solte o pedal do acelerador e prima o pedal de travão.
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Não deslize a alavanca das mudanças enquanto prime o comutador da posição P. Isto pode danificar o motor eléctrico.
Quando mudar para a posição pretendida utilizando a alavanca das mudanças, verifique se a alavanca das mudanças regressa à posição central libertando a mão da alavanca. Se segura na alavanca das mudanças numa posição intermédia pode também danificar o sistema de controlo das mudanças.
Não desloque a alavanca das mudanças com o pedal do acelerador pressionado, excepto quando mudar para a posição B. Isto pode provocar um arranque repentino que pode resultar num acidente.
As operações que se seguem não são permitidas, pois seria aplicada força excessiva ao motor eléctrico para condução, o que poderia dar origem a danos no veículo:
Deslocar a alavanca das mudanças para a posição R (marcha-atrás) em marcha-em-frente
Deslocar a alavanca das mudanças para a posição D (marcha-em-frente) ou B em marcha-atrás
Se tentar estas operações, é emitido um sinal sonoro e o veículo muda para a posição N (ponto morto).
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Não faça marcha-atrás intencionalmente com a alavanca das mudanças colocada na posição D (marcha-em-frente) ou B numa subida nem desloque o veículo para a frente com a alavanca das mudanças colocada na posição R (marcha-atrás) numa descida.
Quando a bateria de iões de lítio está totalmente carregada, a energia eléctrica regenerada é consumida pelo motor de combustão ligado com o gerador eléctrico. Nesse caso, o som do motor pode ser alto, mas isto não é uma avaria. Não é utilizado combustível nesta situação.
Quando o comutador da posição P é premido durante a condução, a operação é cancelada. (O aviso sonoro é activado e a posição da mudança antes de ser operada é mantida.)
Se o pedal do acelerador for premido quando o veículo estiver parado e a alavanca das mudanças estiver na posição N (ponto-morto), a luz indicadora da limitação de potência
.)acende-se. Neste caso, mesmo que a alavanca das mudanças seja colocada na posição D (marcha-em-frente), a aceleração será reduzida. (Consulte
P (estacionamento)
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Utilize esta posição quando o veículo estiver estacionado ou quando colocar o veículo na posição READY to drive. Certifique-se de que o veículo está completamente parado antes de seleccionar a posição P (estacionamento). A fim de mudar para a posição P (estacionamento), prima o comutador da posição P, como mostrado na ilustração, assim que o veículo tiver parado completamente. Se o comutador da posição P for premido enquanto o veículo está em movimento, um alerta sonoro é activado e a posição actual é mantida. Depois de mudar para a posição P (estacionamento), aplique o travão de estacionamento. Ao estacionar numa colina, aplique primeiro o travão de estacionamento, mantendo o pedal do travão premido e, em seguida, prima o comutador da posição P e coloque o veículo na posição P (estacionamento). Para o funcionamento do travão de estacionamento, consulte
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Com o veículo imobilizado, se a posição da mudança for qualquer uma que não P (estacionamento), quando o comutador de alimentação é colocado na posição “OFF”, a posição da mudança muda automaticamente para a posição P (estacionamento).
Se o comutador da posição P for premido enquanto desliza a alavanca das mudanças, a posição não mudará para a posição P (estacionamento). Quando premir o comutador da posição P, certifique-se de que primeiro a alavanca das mudanças regressa à sua posição central.
R (marcha-atrás)
Utilize esta posição para fazer marcha-atrás. Certifique-se de que o veículo está completamente parado antes de seleccionar a posição R (marcha-atrás). O pedal do travão tem que ser accionado e o botão da alavanca das mudanças tem que ser premido para deslocar a alavanca das mudanças da posição de ralenti para engrenar R (marcha-atrás). Se o veículo for colocado na posição R (marcha-atrás) enquanto estiver a conduzir para a frente, é activado um sinal sonoro e o veículo muda para a posição N (ponto-morto).
N (ponto-morto)
Nesta posição, a transmissão encontra-se desengrenada. O veículo pode ser colocado na posição READY to drive nesta posição.
Não mude para a posição N (ponto morto) durante a condução. O sistema de travagem de regeneração não funciona na posição N (ponto morto). Contudo, os travões do veículo vão imobilizar o veículo.
Para mudar para a posição N (ponto-morto):
Quando o veículo está na posição P (estacionamento), deslize a alavanca das mudanças para a frente ou para trás um entalhe com o pedal do travão premido, e mantenha a alavanca das mudanças na posição durante mais de 1 segundo.
Quando o veículo está na posição D (marcha-em-frente) ou B, deslize a alavanca das mudanças para a frente um entalhe com o pedal do travão premido, e mantenha a alavanca das mudanças na posição durante mais de 1 segundo.
Quando o veículo está na posição R (marcha-atrás), deslize a alavanca das mudanças para trás um entalhe com o pedal do travão premido, e mantenha a alavanca das mudanças na posição durante mais de 1 segundo.
D (marcha-em-frente)
Utilize esta posição para condução normal para a frente com selecção automática de velocidades. Se o veículo for colocado na posição D (marcha-em-frente) durante a manobra de marcha-atrás, é activado um sinal sonoro e o veículo muda para a posição N (ponto morto).
B
Utilize a posição B para a condução em descidas. Quando a posição B é utilizada, é aplicada uma maior travagem de regeneração quando o pedal do acelerador é libertado, em comparação com a posição D (marcha-em-frente).
Travão regenerativo
A eficácia da travagem regenerativa é aumentada quando o veículo é colocado na posição B. Se a velocidade do veículo for demasiado elevada, prima o pedal de travão em conformidade.
A eficácia da travagem do travão regenerativo pode ser reduzida numa estrada escorregadia, quando a bateria de iões de lítio está completamente carregada ou a temperatura da bateria de iões de lítio está baixa.