Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual
8.2.4. Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS)
Cada um dos pneus deve ser verificado mensalmente, quando está frio, e deve ser cheio com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo, constante da placa de informação do veículo ou da etiqueta de pressão dos pneus. (Se o seu veículo tiver pneus de um tamanho diferente do indicado na placa de informação do veículo ou na etiqueta de pressão dos pneus, deve determinar a pressão adequada para eles.)
Como elemento de segurança adicional, o seu veículo está equipado com um Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), que faz acender um indicador de baixa de pressão quando a pressão de um ou vários dos pneus se encontra significativamente abaixo do limite estipulado. Por conseguinte, quando o indicador de baixa pressão dos pneus acender, deve parar e verificar os pneus assim que possível. Se for necessário, encha-os com a pressão adequada. Conduzir com um pneu cuja pressão é significativamente inferior à adequada pode resultar no sobreaquecimento do pneu, podendo levar à sua falha. A baixa pressão dos pneus diminui também a eficiência de combustível e a vida útil do piso do pneu, podendo afectar a manuseabilidade e a capacidade de travagem do veículo.
Tenha em atenção que o TPMS não é um substituto da manutenção adequada dos pneus e que é da responsabilidade do condutor manter os pneus com a pressão correcta, mesmo que a perda de pressão não tenha atingido o nível que faz acender o indicador de baixa pressão do TPMS.
O veículo está também equipado com um indicador de avaria do TPMS para indicar quando o sistema não está a funcionar correctamente. O indicador de avaria do TPMS está combinado com o indicador de baixa pressão dos pneus. Quando o sistema detecta uma avaria, o indicador pisca durante aproximadamente um minuto, permanecendo então aceso. Esta sequência irá repetir-se sempre que o veículo for ligado, enquanto a avaria não for reparada. Quando o indicador de avaria acende, o sistema poderá não ser capaz de detectar ou sinalizar a baixa pressão dos pneus conforme previsto. As avarias do TPMS podem ocorrer por várias razões. Por exemplo, a instalação ou substituição de pneus ou rodas alternados pode impedir que o TPMS funcione correctamente. Verifique sempre o indicador de avaria do TPMS depois de substituir um ou vários pneus ou rodas do veículo, de modo a assegurar que a sua substituição não compromete o correcto funcionamento do TPMS.