Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual

8.31.1.2. Sistema de travagem de regeneração

O objectivo principal do sistema de travagem de regeneração é produzir alguma energia para ajudar recarregar a bateria de iões de lítio e prolongar a duração da condução. Um benefício secundário é a [travagem do motor] que funciona com base nas condições da bateria.

Na posição D (marcha em frente), quando o acelerador é libertado, o sistema de travagem de regeneração fornece alguma desaceleração e produz energia para a bateria de iões de lítio. É também produzida energia quando o pedal do travão é aplicado.

Quando coloca a alavanca das mudanças na posição B e retira o pé do pedal do acelerador, é aplicada uma maior travagem de regeneração do que na posição D (marcha-em-frente). Contudo, durante a condução a alta velocidade, pode achar que a travagem de regeneração fornece uma menor desaceleração do que a travagem com o motor num veículo convencional. Isto é normal.

É fornecida uma desaceleração menor pelo sistema de travagem de regeneração quando a bateria de iões de lítio está totalmente carregada. A travagem de regeneração é automaticamente reduzida quando a bateria de iões de lítio está totalmente carregada para evitar o sobreaquecimento da bateria de iões de lítio. A travagem de regeneração é também automaticamente reduzida quando a temperatura da bateria está elevada/baixa para evitar danos na bateria de iões de lítio.

O pedal do travão deve ser utilizado para abrandar ou parar o veículo, dependendo do trânsito ou das condições da estrada. Os travões do veículo não são afectados pelo funcionamento do sistema de travagem de regeneração.

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  • Quando aplicar os travões de regeneração, pode ouvir um som do sistema de travagem de regeneração. Esta é uma característica de funcionamento normal de um EV (Veículo Eléctrico).

  • Se a posição do comutador de alimentação estiver noutra posição que não na posição READY to drive, pode parar o veículo pressionando o pedal do travão. Contudo, será necessário exercer maior esforço no pedal do travão para parar o veículo e a distância de travagem será superior.

  • Quando pressionar o pedal do travão, a sensação não será suave ou pode mudar quando o sistema de travagem de regeneração colaborativa é accionado. Contudo, o sistema de travagem controlado electronicamente funciona normalmente e não indica uma avaria.

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