Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual

8.36. Sistema do sensor de estacionamento (sonar)

image

O sistema de sensor de estacionamento (sonar) emite um sinal sonoro para informar o condutor de obstáculos ao redor do veículo utilizando sensores (sonar) de estacionamento localizados nos pára-choques dianteiro e traseiro (consoante equipamento).

Quando o sistema do sensor de estacionamento (sonar) é activado, a vista do sensor de estacionamento (sonar) é apresentada automaticamente no visor de informações do veículo.

image
  • O sistema do sensor de estacionamento (sonar) é conveniente, mas não substitui um estacionamento correcto.

  • O condutor é sempre responsável pela segurança quando estiver a estacionar e a fazer outras manobras. Procure sempre observar directamente o seu redor para certificar-se da segurança da manobra antes de estacionar.

  • Caso exista alguma dúvida acerca da possível existência de obstáculos nos arredores do percurso de estacionamento e/ou na própria zona de estacionamento, pare imediatamente o veículo e verifique os arredores.

  • Leia e compreenda as limitações do sistema do sensor de estacionamento (sonar) contidas nesta secção. As cores do indicador de sensor de estacionamento e as linhas de referência de distância na vista dianteira (consoante equipamento)/traseira indicam diferentes distâncias ao objecto.

  • As condições meteorológicas adversas, as fontes ultra-sónicas como uma lavagem automática, os travões de ar comprimido de um camião ou um martelo pneumático podem afectar o funcionamento do sistema, o que pode incluir desempenho reduzido ou falsa activação.

  • O sistema do sensor de estacionamento (sonar) foi concebido para ajudar o condutor a detectar grandes objectos estacionários para ajudar a evitar danos no veículo.

  • O sistema do sensor de estacionamento (sonar) não foi concebido para evitar o contacto com objectos pequenos ou móveis. Desloque-se sempre devagar. O sistema não detecta pequenos objectos localizados por baixo do pára-choques e poderá não detectar objectos próximos do pára-choques ou no solo.

  • O sistema do sensor de estacionamento (sonar) pode não detectar os seguintes objectos: objectos macios como neve, tecido, algodão, lã de vidro, etc.; objectos finos como cordas, arames, correntes, etc.; ou objectos em forma de cunha.

Se o seu veículo sofrer danos na bainha do pára-choques, deixando-o desalinhado ou dobrado, a zona sensora pode ser adulterada provocando uma medição incorrecta dos obstáculos ou falsos alarmes.

image
  • O ruído excessivo (por exemplo, o volume do sistema áudio, uma janela do veículo aberta) interfere com o sinal sonoro, que poderá não ser ouvido.

  • Os sensores de estacionamento (sonar) dianteiros (consoante equipamento) e traseiros detectam a distância entre o veículo e o obstáculo através da onda sonora reflectida pela superfície do obstáculo. Quando ocorre um som, como por exemplo uma buzina, ou à uma fonte de ultra-sons (como por exemplo sonar de outros veículos) à volta do veículo, o sensor (sonar) poderá não detectar os objectos devidamente.

  • Em algumas condições (por exemplo, após uma lavagem do carro ou chuva), a água pode acumular-se em torno dos sensores de estacionamento (sonar), e isto pode reduzir o desempenho do sistema ou causar uma falsa activação. Esta água será drenada automaticamente durante a condução, fazendo com que o desempenho do sistema regresse ao normal.

  • Mantenha os sensores de estacionamento (situados na chapa de protecção do pára-choques) sem neve, gelo e grandes acumulações de sujidade. Não limpe o sonar com objectos afiados. Se os sensores estiverem tapados, a precisão da função de sensor (sonar) de estacionamento será diminuída.

Tópico ascendente: