Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual
4.5.2. Sistemas de airbag suplementares
- 1.Módulos de airbag suplementar de impacto dianteiro
- 2.Sensor de detecção de passageiros (banco do passageiro dianteiro)
- 3.Unidade de controlo do airbag (ACU)
- 4.Módulos de airbag suplementar de impacto lateral
- 5.Activadores dos airbags de cortina suplementares de impacto lateral
- 6.Módulos do airbag cortina
- 7.Sensor da zona de colisão
- 8.Sensores de pressão de porta dianteira (mostrada porta do lado esquerdo; a do lado direito é semelhante)
- 9.Módulos de airbag suplementar de impacto lateral dianteiro central (lado do condutor)
- 10.Pré-tensores exteriores do fecho (dianteiros)
- 11.Retractores do pré-tensor do cinto de segurança (dianteiros)
- 12.Sensores satélite (traseiros)
- 13.Enroladores do pré-tensor do cinto de segurança (bancos exteriores de segunda fila)
Não coloque qualquer objecto no centro do volante, no painel de instrumentos e perto do forro da porta e dos bancos dianteiros. Não coloque qualquer objecto entre os ocupantes e o centro do volante, painel de instrumentos e perto do forro da porta e dos bancos dianteiros. Esses objectos podem transformar-se em projécteis perigosos e provocar ferimentos se o airbag for accionado.
Logo após o accionamento, os componentes do sistema de airbag estarão quentes. Não toque nestes, sob risco de sofrer queimaduras graves.
Não devem ser efectuadas modificações não autorizadas em qualquer componente ou cablagem pertencentes ao sistema de airbag. Deste modo é evitado o accionamento acidental dos airbags suplementares ou danos nos sistemas de airbag.
Não faça alterações não autorizadas no sistema eléctrico, sistema de suspensão, estrutura dianteira e painéis laterais do veículo. Isto pode afectar o funcionamento correcto dos sistemas de airbag suplementares.
A adulteração dos sistemas de airbag suplementares pode resultar em ferimentos graves. A adulteração inclui alterações no volante e no painel de instrumentos, colocando materiais sobre o centro do volante e em cima, à volta ou sobre o painel de instrumentos ou a instalação de embelezadores adicionais na proximidade dos sistemas de airbag.
As intervenções nos sistemas de airbag ou na sua proximidade deverão apenas ser efectuadas por um concessionário NISSAN ou uma oficina autorizada. A cablagem do SRS não deve ser modificada ou desligada. Não devem ser utilizados sem autorização equipamentos eléctricos de teste e dispositivos de experimentação nos sistemas de airbag suplementares.
Os conectores da cablagem do SRS são amarelos e/ou laranjas para uma fácil identificação.
A activação dos airbags dianteiros é acompanhada por um elevado ruído e libertação de fumo. Este fumo é inócuo e não indicativo de incêndio. Contudo, deve ter-se cuidado para não o inalar, pois pode causar irritações e asfixia. As pessoas que tenham tido problemas respiratórios no passado devem procurar respirar ar fresco imediatamente.