Nissan X-Trail com e-POWER 2023 Manual
8.32. Programa electrónico de estabilidade (ESP)
O sistema do programa electrónico de estabilidade (ESP) utiliza vários sensores para monitorizar acções do condutor e o movimento do veículo. Em determinadas condições de condução, o sistema ESP ajuda a realizar as seguintes funções.
Controla a pressão nos travões para reduzir o patinar de uma das rodas, para que a força seja transferida para um roda que não patine no mesmo eixo.
Controla a pressão dos travões e o binário do motor de tracção para reduzir a patinagem das rodas motrizes, baseado na velocidade do veículo (função de controlo da tracção).
Controla a pressão dos travões nas rodas individualmente e o binário do motor de tracção, para ajudar o condutor a manter controlo sobre o veículo nas seguintes condições:
subviragem (o veículo tende a não seguir o caminho percorrido pelas rodas dianteiras apesar do aumento na imposição direccional)
sobreviragem (o veículo tende a fazer um peão devido a determinadas condições da estrada ou de condução).
O sistema ESP pode ajudar o condutor a manter controlo sobre o veículo, mas não pode prevenir a perda de controlo sobre o veículo em todas as situações de condução.
Quando o sistema ESP funciona, a luz indicadora de derrapagem no painel de instrumentos pisca, pelo que tenha em atenção o seguinte:
A estrada poderá estar escorregadia ou o sistema pode determinar que é necessária uma intervenção para ajudar o veículo a ficar na sua trajectória.
Poderá sentir uma pulsação no pedal do travão e ouvir um ruído ou uma vibração vindo debaixo do capot. Isso é normal e indica que o ESP está a funcionar correctamente.
Ajuste a sua velocidade e a condução às condições da estrada.
Se ocorrer uma avaria no sistema, a luz indicadora de derrapagem acende-se no painel de instrumentos. O sistema ESP desliga-se automaticamente.
O visor de informações do veículo é utilizado para desligar o sistema ESP. O indicador de ESP desligado acende-se para indicar que o sistema ESP está desligado. Quando o sistema ESP é desligado, o sistema ESP continua a funcionar para prevenir que uma roda motriz patine, transferindo força para uma roda motriz que não esteja a patinar. A luz indicadora de derrapagem
pisca, se isto ocorrer. Todas as outras funções do ESP estão desligadas e a luz indicadora de derrapagem ${2} não piscará. O sistema ESP reinicia-se automaticamente quando o comutador de alimentação é colocado na posição OFF e de volta para a posição ON.
Consulte
e .O computador dispõe de uma funcionalidade de diagnóstico incorporada, que testa o sistema cada vez que liga o sistema e-POWER e circula a baixa velocidade para a frente ou para trás. Quando o auto-teste é efectuado, poderá ouvir um ruído metálico e/ou sentir uma vibração no pedal do travão. Isso é normal e não constitui qualquer anomalia.

O sistema ESP foi concebido para melhorar a estabilidade de condução, mas não evita acidentes provocados por manobras bruscas em curvas a alta velocidade ou por condução descuidada ou perigosa. Reduza a velocidade do veículo e proceda com maior cuidado quando realiza curvas em piso escorregadio e conduza sempre com cuidado.
Não modifique a suspensão do veículo. Se os componentes da suspensão, tais como amortecedores, cargas, molas, barras estabilizadoras, casquilhos e jantes não forem recomendados pela NISSAN ou estiverem em mau estado, o sistema ESP poderá não funcionar correctamente. Isso pode afectar negativamente o desempenho de manuseamento do veículo e a luz indicadora de derrapagem
poderá acender-se.
Se os componentes dos travões, como pastilhas, discos e pinças, não forem recomendados pela NISSAN ou estiverem em muito mau estado, o sistema ESP poderá não funcionar correctamente e a luz indicadora de derrapagem
poderá acender-se.
Se os componentes de controlo do motor de tracção não forem recomendados pela NISSAN ou estiverem em muito mau estado, a luz indicadora de derrapagem
poderá acender-se.
Ao conduzir em superfícies extremamente inclinadas, como por exemplo curvas com margens muito mais altas, o sistema ESP poderá não funcionar correctamente e a luz indicadora de derrapagem
poderá acender-se. Não conduza neste tipo de estradas.
Quando conduzir numa superfície instável como uma plataforma giratória, ferry, elevador ou rampa, a luz indicadora de derrapagem
poderá acender-se. Isso não constitui uma avaria. Reinicie o sistema e-POWER depois de conduzir numa superfície estável.
Se as jantes ou pneus utilizados não forem equipamento recomendado pela NISSAN, o sistema ESP poderá não funcionar correctamente e a luz indicadora de derrapagem
poderá acender-se.
O sistema ESP não é um substituto de pneus de Inverno ou de correntes para a neve ao conduzir numa estrada coberta de neve.